terça-feira, 27 de setembro de 2011

Reapresentação de peça teatral sobre os 100 anos do CEC


Em fevereiro deste ano, o Centro Espírita Cuiabá (CEC), completou 100 anos. Por isso, uma série de palestras e eventos culturais foram apresentados durante o segundo mês do ano.

Para lembrar um pouco mais sobre o centenário, o Grupo de Arte Espírita Além da Cena e o Grupo de Canto Arco Íris farão uma reapresentação da peça teatral "Centro Espírita Cuiabá, 100 Anos Iluminando Consciências".

O evento será no dia 03 de outubro, segunda-feira, às 20h, na sede do CEC (rua Galdino Pimentel, 150 - Centro).


- Veja aqui sobre o livro lançado também em homenagem aos 100 anos do CEC.

Um pouco de história

O Centro Espírita Cuiabá (CEC), originariamente denominado como Centro Espírita de Cuyabá, foi fundado em 24 de fevereiro de 1911, em Cuiabá, por um grupo de estudiosos do Espiritismo. Porém, o seu embrião foi formado 1906, na residência do senhor Rafael Verlangieri que, estimulado por Manuel Vianna de Carvalho e por Otaviano Pitaluga iniciou, juntamente com outros companheiros, as primeiras reuniões do Centro Espírita de Cuyabá.

O CEC foi o sexto Centro Espírita a surgir no Estado de Mato Grosso e o terceiro a ser fundado em Cuiabá. Resistindo às intempéries, por ter suas bases alicerçadas na rocha dos valores morais de seus fundadores, tornou-se uma Instituição centenária. No decorrer da sua história, favoreceu o surgimento de vários outros Centros Espíritas e, também, da própria Federação Espírita do Estado de Mato Grosso – FEEMT.

Os registros de parte da sua história podem ser encontrados na obra “Centro Espírita Cuiabá: 1911 – 2011 – Cem Anos Iluminando Consciências”, da jornalista e trabalhadora do Centro Espírita Cuiabá Maria Cristina de Carvalho Sousa Lima Piloni, Editora Entrelinhas, que será lançado nos dias da comemoração do centenário.