Em 6 de Fevereiro de 1832, em Paris, firmava-se o contrato de casamento. Amélie Boudet (36 anos), tinha nove anos mais que o Prof. Rivail (27 anos), mas tal era a sua jovialidade física e espiritual, que a olhos vistos aparentava a mesma idade do marido. Jamais essa diferença constituiu entrave à felicidade de ambos.
O casal compartilhava o mesmo amor e preocupação com a Educação. Trocavam ideias sobre o tema e juntos fundaram instituições ligadas a essa área de atuação; elaboraram materiais pedagógicos e ministraram aulas gratuitas ao menos favorecidos em sua própria residência. Tudo porque ambos acreditavam que todos deveriam ter acesso ao conhecimento, independente de condição social ou sexo. Juntos também enfrentaram a adversidade financeira, sempre de forma serena e firme.
A partir de 1854, quando ele inicia suas pesquisas que resultaram nas obras da Codificação, é em Gaby (forma carinhosa como Kardec chamava a esposa), então com 60 anos, que ele encontra, uma vez mais, a companheira amorosa e a auxiliar que o secundava nos novos e árduos trabalhos e, ainda, o incentivava a concluir sua missão.
*Na verdade há confusão sobre a data do casamento em si, encontrei a data do dia 06 de fevereiro e em outros lugares como dia 09 de fevereiro.
Fontes: Mundo Espírita, Grupo Chico Xavier e O Consolador.