Como inserir um olhar espírita para as principais dúvidas pertinentes a esta fase da vida norteou a realização deste manual
A chegada de mais um espírito para a educação em um lar é um fator de preocupação e dúvidas para muitos familiares incumbidos dessa tarefa.
Como educar seguindo as orientações espíritas?
Não existem regras ou fórmulas, apenas sugestões de quem estuda o assunto e passou pelos mesmos desafios.
Um grupo de pediatras e psicólogos espíritas reuniu neste manual seus saberes vivenciados, traduzidos em dicas e orientações práticas, acompanhadas de reflexões profundas pautadas na Doutrina Espírita.
Assim nasceu a obra Infância & Adolescência - Manual para pais e Evangelizadores,
cuja organizadora é a pediatra Ana Paula Vecchi, da Associação Médico-Espírita de Goiânia e membro atuante do Departamento de Família da AME-Brasil.
Ela nos fala na entrevista abaixo sobre o conteúdo e o objetivo do Manual.
Como surgiu a ideia de escrever este manual? Quem faz parte da equipe de elaboração?
Bem, na verdade, a ideia é da Dra. Marlene Nobre, mérito exclusivo dela. Ela tinha um projeto para a AME Brasil com várias frentes de trabalho através de seus departamentos e um deles era a família. Ela apresentou o projeto no MEDNESP 2013 e uma das tarefas deste departamento, particularmente do núcleo da infância, era escrever a “cartilha da infância”. Eu fui tomada por um encantamento e imediatamente me ofereci para desenvolvê-la. Ora, como pediatra e espírita, coordenava naquela época o departamento de família do centro que frequento e desenvolvia um projeto com gestantes carentes e trabalhadoras espíritas, além da “sala de pais” com discussão semanal sobre as dificuldades e maravilhas do educar um filho, mas também do conviver em família. Então a cartilha era um sonho meu também. Corajosamente me levantei e assumi a tarefa; só depois me dei conta da ousadia.
Quais os temas abordados e como foram escolhidos?
Os temas são muito interessantes e abordam desde a vida intrauterina até o final da adolescência. Procuramos enfocar as principais dúvidas e questionamentos de pais atendidos nos consultórios, mas também daqueles que frequentavam a “sala de pais” da casa espírita. Por exemplo: quando tirar a fralda? O bebê dentro do útero pode sentir alguma coisa? O que pensar das dores recorrentes? Como lidar com a criança especial? Qual a minha missão enquanto pais?
O interessante é que os temas me vieram de forma rápida e intuitiva durante o voo de volta daquele MEDNESP 2013 e anotei-os em uma folha e então fomos atrás dos pediatras das AMEs. Entrei em contato com todos e para a nossa alegria contamos com a colaboração irrestrita dos colegas Adriana Kátia Oliveira Lima, Alexandre Serafim, Denise Barcelos Alves, José Fernando de Souza, Márcia Léon, Miriam Leal, Norma Noriko Yamamura Honda. E nos envolvemos tanto que de cartilha virou um livro.
Quando finalmente surgiu a liberação da AME Brasil para a edição, vimos que precisávamos abordar a automutilação e o suicídio na infância e adolescência e convidamos os amigos Arismar Leon e Wesley Assis, ambos com experiência no tema. Pronto, nossa “cartilha” estava completa!
Qual o desafio de inserir o olhar médico-espírita nestes assuntos abordados nesta obra?
Um desafio natural e fascinante de entender a criança e o adolescente como Espíritos imortais, que trazem suas histórias, seus temperamentos e que pais e educadores devem estar atentos para melhor orientá-los. O profissional da área da saúde, médico, psicólogo, fisioterapeuta ou enfermeiro, deve atender as necessidades deste Espírito de forma integral, não vendo somente o corpo, mas vendo a criança no seu contexto familiar, social e espiritual e apoiar os pais amorosamente nessa gratificante tarefa.
Quando e onde será o lançamento?
Infância & Adolescência - Manual para pais e Evangelizadores será lançado no MEDNESP2019, nos dias 20 a 22 de junho, em Teresina, Piauí.
Entrevista publicada no site de O Consolador, por Giovana Campos, Ano 13 - N° 622 - 9 de Junho de 2019.