Você certamente já se deparou com alguma situação que te deixou intolerante, ou então, com casos em que quis pagar com o mal.
Sabemos que não é fácil ter o domínio de nossas emoções quando alguém está tentando tirar o nosso autocontrole. Entretanto, em momentos como esses temos que cultivar a tolerância, já que por meio dela, é possível fazer com que o amor e o bem prevaleça. Afinal, o mal não leva a lugar nenhum.
Por que é tão difícil controlar os nossos pensamentos, os nossos sentimentos?
Podemos citar três importantes pontos, são eles:
- Momento evolutivo, ou seja, somos seres em evolução e cada “degrau” apresenta as dificuldades que lhe são próprias;
- Vivemos em um mundo de provas e expiações, e de acordo com a doutrina espírita, os sofrimentos são necessários para evoluirmos cada vez mais;
- Por último, acabamos sofrendo influências daqueles que nos rodeiam e também da espiritualidade
Entretanto, apesar dos pontos citados acima, a doutrina espírita nos ensina que devemos amar a todos, principalmente aqueles que nos fazem mal.
Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, encontramos a seguinte passagem:
“Amarás ao teu próximo e aborrecerás ao teu inimigo. Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos, fazei bem ao que vos odeiam, e orai pelos que vos perseguem e caluniam, para serdes filhos de vosso Pai, que está nos céus, o qual faz nascer o seu o seu sol sobre bons e maus, e vir chuva sobre justos e injustos. Porque, se não amardes senão aos que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem os publicanos também assim? E se saudardes somente aos vossos irmãos, que fazeis nisso de especial? Não fazem também assim os gentios? – Eu vos digo que, se a vossa justiça não for maior e mais perfeita que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus.” (Mateus, V: 20, 43-47).
Diante disso: Como pagar o mal com o bem?
Primeiramente, saiba que há inúmeras vantagens de praticar o bem, entre elas, está o fato de que praticássemos somente o bem, o mal não existiria.
Porém, como somos seres em evolução, o egoísmo ainda está presente, fora em que inúmeras situações queremos tirar vantagens do próximo. E ainda, a felicidade do outro não comove, isso é uma grave falha que deve ser mudada aos poucos. Por isso, quando alguém te tirar do sério, lhe ofender:
- Não responda, respire e faça uma prece. Peça aos amigos espirituais para que os mentores espirituais se comuniquem entre eles para harmonizar o ambiente
- Não deixe se envolver com a negatividade do próximo. Você possui o livre-arbítrio, ou seja, você controla os seus pensamentos, qual caminho deseja seguir, etc.
- Lembre-se que a vida é feita de escolhas! Escolhe sempre o caminho do bem, do positivo.
No começo pode parecer difícil, impossível, pagar o mal com o bem. Porém, pouco a pouco; com um passo de cada vez, essa tarefa se tornará cada vez mais fácil. E chegará o dia em que todos nós vamos estar na mesma sintonia.
Para finalizar,
“Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. […] Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Romanos, capítulo 12, versículos 17 a 21).