quarta-feira, 26 de junho de 2019

Memorial Chico Xavier terá imagem do médium revitalizada

Além disso, grafiteiros farão arte de outros líderes espíritas, como Maria Modesto e Eurípedes Barsanulfo

Em comemoração aos 17 anos sem o líder espírita Francisco Cândido Xavier, que faleceu no dia 30 de junho de 2002, a Fundação Cultural revitalizará a imagem do médium no Memorial Chico Xavier. Além disso, vários grafiteiros de Uberaba farão novas artes de outros líderes espíritas, como Maria Modesto e Inácio Ferreira, médiuns e fundadores do Sanatório Espírita de Uberaba e também de Eurípedes Barsanulfo, precursor do espiritismo no Triângulo Mineiro.

Os grafiteiros Clayton Squase, Dênis Balduino, Pierra, Rafael Carvalho, Kim e Thor estarão no Memorial Chico Xavier nesse fim de semana a partir das 14h, grafitando as imagens.

De acordo com o chefe de Departamento de Museus, Carlos Victor Silveira de Souza, “é um projeto de arte urbana que visa à inclusão dessa vertente de expressão artística que virou um cartão postal para os visitantes do Memorial que se encaixa dentro do objetivo do espaço”.

O grafiteiro Clayton Squase acredita que a arte do grafite dentro de uma instituição como o Memorial Chico Xavier prova que a arte rompe barreiras. “Desenvolver um trabalho dessa magnitude, com esses personagens em um ambiente histórico e científico mostra que a nossa arte está sendo reconhecida. Deixando de ser pichação”, analisa.

O artista também acredita que seja uma junção de forças. “O espiritismo trabalha em prol do desenvolvimento humano. O grafite também surgiu com essa vertente a partir do movimento Hip Hop, que tem como objetivo a democratização da arte. Poder levar essa arte da rua para um ambiente como o Memorial, contando a história religiosa de Uberaba é motivo de comemoração, reconhecimento e dignidade, nos dando a oportunidade de repensar. Atingiremos um grupo que tem outra visão do grafite. Mostraremos o grafite como arte. Uma honra para os grafiteiros”, diz Squase.

O Memorial Chico Xavier também estará recebendo doações de caixas de leite que serão revertidas ao Sanatório Espírita de Uberaba. A exposição é aberta ao público com entrada franca. O Memorial Chico Xavier fica na Avenida João XXIII, 2011 – Parque das Américas.

Fonte: JM Online