segunda-feira, 16 de maio de 2011

Espiritismo de A a Z

Todo estudioso e divulgador do Espiritismo almeja contar com ajuda eficiente e segura de instrumento de consulta que facilite o seu ingente trabalho de pesquisa nas inúmeras obras espíritas já publicadas.

O Espiritismo de A a Z é a ferramenta sonhada por você. Facilitará sua farefa nesse sentido, permitindo que obtenha informações contidas em 310 obras espíritas publicadas pela FEB, escolhidas criteriosamente para atender às suas exigências.

Você terá à disposição 2.162 vocábulos com, aproximadamente, 10.000 definições e conceitos que ilustrarão seus trabalhos escritos e orais.

No vocábulo Jesus, por exemplo, você encontrará 129 informações; no vocábulo Espírito, 118; em Deus, 97; em Mediunidade, 94; Perispírito, 93; Reencarnãção, 62...
Os textos oferecidos foram criteriosamente avaliados, no sentido de assegurar a sua importância no universo das informações do Espiritismo, codificado por Allan Kardec.

Etapas

O Projeto Série Bibliográfica, que contempla a feitura da ferramenta de pesquisa, surgiu do objetivo de indexar as informações contidas nos livros publicados pela Federação Espírita Brasileira, “facilitando o acesso a elas por parte daqueles que estudam o Espiritismo”.

O Livro Espírita na FEB – compreendendo o Catálogo Geral das obras febianas – foi a primeira etapa do Projeto, publicado em 1994.

Agora surge O Espiritismo de A a Z, dentro do cronograma do referido Projeto.

É um alentado trabalho constituído de conceitos e definições compilados das obras mediúnicas e de autores encarnados publicados pela FEB, nesse século de sua existência a serviço da divulgação da Doutrina Espírita.

Para sua elaboração foi necessária a leitura atenta de cada obra, com a identificação e levantamento dos conceitos e definições transcritos na indexação.

A ordem alfabética e a indicação da obra, seções e capítulos tornam fácil e produtiva a consulta, como convém a todos os leitores.

Às vésperas do início do terceiro milênio da Era Cristã, decorrido quase século e meio do Consolador no mundo, espalhando, por toda parte, conhecimento e consolação, parece ser hora de preparar o terreno para a semeadura que compete às novas gerações de obreiros que já estão a caminho.

As obras auxiliares para o conhecimento da vasta literatura espírita serão de proveito evidente para oradores, escritores, pesquisadores e todos os estudiosos do Espiritismo.

Resta-nos a grata satisfação de agradecer aos que tornaram possível esta realização. Não somente a Direção da FEB, por seu Presidente, mas todos os que se beneficiarão, no futuro, desta obra que ora entregamos ao público, expressam aqui seu reconhecimento.

Seus autores, na maioria jovens, coordenados por Geraldo Campetti Sobrinho, colocaram-se a serviço da FEB movidos pelo ideal de servir, no anonimato. Servir, no caso, significa dedicação e amor a uma Causa de excepcional importância.

Veja aqui a ferramenta de procura.

*Nota extraída no site da FEB com modificações da Equipe de Comunicação do LEAE.