segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cursos gratuitos dispnibilizados pela FEB

Na primeira quinzena do mês de abril o Blog do LEAE informou que a Federação Espírita Brasileira (FEB) disponibilizaria cursos relacionados a gestão de Centros Espíritas. (Veja a notícia aqui.) Dando continuidade a esse projeto de Cursos à Distância, a FEB lança mais cinco temas que serão oferecidos gratuitamente. 

O primeiro dos seis cursos planejados pela FEB, Centro Espírita - Visão Geral, foi um sucesso em inscrições, que inclusive já esgotaram. Este primeiro módulo tem como objetivo fazer uma breve contextualizaçăo sobre a organizaçăo do Centro Espírita, identificando suas especificidades e identidade com as demais organizaçőes existentes.


O seguinte tem como tema O Dirigente e os Colaboradores Espíritas. Nesta etapa os estudos são voltados para os problemas de relacionamento em um centro espírita que são semelhantes aos encontrados na vida comum. Aqui serão vistas as aplicações dos conhecimentos espíritas que podem facilitar as soluções desses problemas de forma harmoniosa e participativa.

O terceiro módulo, O Dirigente Espírita e o Processo de Trabalho, procura conscientizar os dirigentes sobre a crescente demanda enfrentada pelos centros espíritas que exige a criação de um número cada vez maior de atividades que englobam as práticas doutrinárias e de Promoção Social Espírita, assim como as administrativas.

No quarto curso, Aspectos Gerais da Organizaçăo Jurídica no Centro Espírita, a idéia é promover a avaliação das bases centrais para a criação e funcionamento da instituição espírita, considerando as questões referentes às parcerias entre o poder público e as organizações sociais para a realização de trabalhos assistenciais.

O último curso tem como tema A Sustentabilidade Financeira do Centro Espírita. Nesta etapa os participantes estudam sobre a gestão econômico-financeira de uma organização espírita com vistas à sua manutenção, pautada em conceitos e princípios técnicos- administrativos, respeitando os ditames da Doutrina Espírita.

No site da FEB (veja aqui) ainda não constam as datas de início. Mas, a Equipe de Comunicação do LEAE vai 'ficar de olho' e avisaremos quando estiverem disponíveis.

Vejam o vídeo feito pela FEB para promover os cursos: