A evangelização de crianças tem sido uma preocupação constante de muitas famílias. Nem sempre as crianças se interessam em ir para a Igreja/Centro Espírita/Templo. Preferem ficar em casa jogando videogame, vendo desenho ou brincando com os amigos. Mas os pais não podem permitir esse tipo de comportamento, têm que saber orientar e determinar horários e compromissos. As crianças precisam aprender desde muito pequenas sobre os ensinamentos deixados por Jesus.
Mas como despertar o interesse das crianças pelas coisas de Deus? – muitos se perguntam. Acredite, isso não é tão difícil. Acompanhe aqui três dicas práticas que irão te ajudar a transmitir valores espirituais para os pequenos e ainda a estabelecer uma rotina espiritual para eles.
Desperte a curiosidade das crianças
Por natureza, crianças são curiosas e exploradoras, e ano após ano essa curiosidade vai ficando cada vez mais aguçada. Constantemente elas estão em busca de novidade e costumam questionar sobre tudo o que veem e ouvem. Por isso, aproveite essas características. Elas são ótimas aliadas na tarefa de evangelização de crianças.
Detalhe importante: crianças gostam de imaginar o que estão ouvindo, por isso aproveite para contar historinhas de maneira lúdica e rica em detalhes.
Livros também são objetos de evangelização
Aproveite o interesse natural que as crianças têm por livros e vá com elas até uma livraria. Nessas livrarias há uma vasta literatura que vai te ajudar na tarefa de transmitir os valores e a doutrina que segue para os pequenos. Deixe que ela observe os livros e escolha um ou dois títulos para levar pra casa.
Mesmo que o seu filho já saiba ler, aproveite para ler com ele os livros que vocês adquiriam juntos. E se ele ainda não lê sozinho, conte a história despertando emoções nele. Brinque com a entonação da voz, modifique sua voz para cada personagem. Torne esse momento agradável e divertido e ele sempre vai querer ler ou ouvir mais histórias.
Crie uma rotina de oração
Escolha um momento do dia para criar o hábito da oração com as crianças e, o que é muito importante, o Evangelho no Lar. Seja pela manhã, tarde ou à noite – o importante é que esse momento seja diário.
É importante também incentivar momentos do Evangelho com toda a família.
Ações práticas como essas tornam a evangelização de crianças algo simples e até divertido. Basta criatividade e um pouco de dedicação.