sábado, 20 de julho de 2019

Dia 20 de julho - Dia do Amigo e Internacional da Amizade

O Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade, em 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1999, se comemora esta data de forma oficial neste país, que é uma das celebrações mais festejadas pelo país vizinho.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008), que considerou a chegada do homem à Lua como um símbolo de união entre todos os seres humanos.

A ideia surgiu com a chegada do Homem à Lua, pois este fato significava que juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis.

Através das campanhas de divulgação realizadas por Febbraro, aos poucos, o Dia do Amigo e Internacional da Amizade, passou a ser comemorado em outras partes do mundo, e hoje quase todos os países festejam esta data.

Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras – ABL, amigo é aquele Que é ligado a outrem por afeição e afinidade: pessoa amiga; Que oferece ajuda: mão amiga; Pessoa unida a outra por amizade (Companhia Editora Nacional, 2ª edição, 2008, página 133).

Considerando várias reflexões acerca do que é 'amigo', podemos tentar definir assim: só o verdadeiro amigo é capaz de aceitar, com lucidez, discernimento e compreensão, e continuando a nos querer bem, os nossos defeitos e falhas, que são inúmeros e que nós mesmos só enxergamos em parte, se e quando conseguimos ter isenção suficiente e humildade bastante para perceber e admitir os nossos erros, males e equívocos.

Só ele, o autêntico amigo, é capaz de discordar de nossa opinião e de nossa orientação, com absoluta sinceridade, se entendê-las equivocadas, apontando outros rumos e apresentando novos argumentos, com o objetivo exclusivo de ser útil e de nos auxiliar, verdadeira, fraternal e bondosamente.

É ele, por igual, quem fica feliz quando alcançamos conforto e bem-estar, com recursos lícitos e bem havidos, conquistados com trabalho, disciplina e esforço, e que serão estendidos à nossa família, assim como é ele quem vibra alegremente com o nosso progresso intelectual e, sobretudo, moral.

É considerando toda essa conceituação e, sabendo que estamos nesta vida para caminharmos rumo à evolução, nada melhor que construir isso juntos, unidos, aprendendo uns com os outros! Celebremos esta data, sabendo o quão importante somos num processo de amizade verdadeira!

Site consultado Mundo Espírita