Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prática e difusão da solidariedade, como um meio para desenvolver um bom entendimento entre todos os seres humanos.
A caridade é uma das qualidades mais defendidas pela maioria das religiões, que insistem que a principal definição de caridade é “amar e ajudar ao próximo”.
Com o intuito de reforçar o sentimento de altruísmo entre os brasileiros, foi criado o Dia da Caridade no Brasil, oficializado com a Lei nº 5.063, de 4 de julho de 1966, decretado pelo então presidente Humberto Castelo Branco.
De acordo com a lei, fica a cargo dos Ministérios de Saúde, Educação e Cultura organizar e promover o calendário de comemorações desta data.
O que é caridade?
Essa é uma pergunta que muitos se fazem. E que muitas vezes pode ser confundido com outras atitudes. A caridade é muito mais do que dar um prato de comida a quem tem fome. É importante pensar que Caridade não é dar aos outros o que te sobra, mas sim, o que poderá te fazer falta.
Segundo definição dada pelos dicionários, a caridade é um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano, sendo, em alguns casos, chamada de ajuda humanitária. Termos afins: Amor ao próximo; bondade; benevolência; indulgência; perdão; compaixão.
Em O Evangelho Segundo o Espíritismo, Allan Kardec no capítulo XV explica sobre que fora da Caridade Não Há Salvação:
"O que é preciso para ser salvo. Parábola do bom Samaritano
1. Ora, quando o filho do homem vier em sua majestade, acompanhado de todos os anjos, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações estando reunidas diante dele, separará uns dos outros, como um pastor separa as ovelhas dos bodes, e colocará as ovelhas à sua direita, e os bodes à sua esquerda.
Então o rei dirá àqueles que estarão à sua direita: Vinde, vós que fostes benditos por meu pai, possuí o reino que vos foi preparado desde o início do mundo; porque eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me deste de beber; tive necessidade de alojamento e me alojastes; estive nu e me vestistes, estive doente e me visitastes; estiveste na prisão e viestes me ver”."
Segundo Fábio Souza Santos (conhecido como Levi), palestrante e comunicador na Rádio Boa Nova, no programa Juventude Maior, a Caridade é você se desprender de todo o egoísmo, orgulho e vaidade e se permitir a trocar experiências com àqueles que passam por alguma dificuldade e precisam de ajuda. Ele Acredita que ambos aprendem e ensinam neste processo.
Quando questionado sobre a difícil missão de exercitar a caridade ele afirma que culpamos a falta de tempo, condições financeiras e até mesmo a própria falta de oportunidade para exercitar a caridade. Quando a maior dificuldade é a conscientização que podemos contribuir de várias formas com as pessoas.
Levi conta que a caridade, é caridade no momento que se pratica de maneira espontânea: “Na hora em que você tem que sair da zona de conforto e ir de encontro ao que realmente precisam. Fazer a caridade sem pensar nas recompensas e benefícios que a ação pode gerar. Quando você faz as coisas, independente de ser caridade ou não, torna-se um ato de amor. Na verdade, nem notamos que isso é caridade porque fazemos naturalmente”, ensinou Levi.