quinta-feira, 5 de julho de 2012

Memorial ainda é promessa após 10 anos da morte de Chico

Ao completar 10 anos da morte de Chico Xavier, o memorial que deve preservar sua história ainda não passou de uma promessa, apesar de agora contar com recursos para a conclusão de pelo menos uma parte.

O médium morreu no dia 30 de junho de 2006, um ícone de Uberaba, que até hoje atrai milhares de pessoas à cidade. Para homenagear Chico Xavier, surgiu a ideia de construir um memorial, entretanto, há anos a obra caminha a passos lentos, mas a previsão é que, enfim, os uberabenses poderão ver o serviço ser realizado, o que deve aquecer o turismo da cidade.


Segundo o diretor do Instituto Chico Xavier, empresário Adalberto Pagliaro Júnior, já foi resolvida a questão burocrática para a construção do memorial, o recurso já foi liberado e a Prefeitura já fez o pagamento da contrapartida.

A construtora Gama já está mobilizada para realizar a segunda etapa da obra. Assim que for concluído, o instituto já conta com a promessa do Ministério do Turismo para a terceira fase. “A previsão é que segunda fase possa ser entregue em novembro”, garante o presidente do Instituto Chico Xavier.

Segundo o diretor do Instituto Chico Xavier, empresário Adalberto Pagliaro Júnior, já foi resolvida a questão burocrática para a construção do memorial, o recurso já foi liberado e a Prefeitura já fez o pagamento da contrapartida. A construtora Gama já está mobilizada para realizar a segunda etapa da obra.

Assim que for concluído, o instituto já conta com a promessa do Ministério do Turismo para a terceira fase. “A previsão é que segunda fase possa ser entregue em novembro”, garante o presidente do Instituto Chico Xavier. “O instituto hoje pertence à Prefeitura, que, por sua vez, fez um convênio com o Ministério do Turismo. O intuito da obra é preservar a memória de Chico Xavier, pregar os seus ensinamentos e, ainda, realizar os projetos”, explica Adalberto, ressaltando que a intenção é transformar tudo isso em ponto turístico da cidade.

O serviço está sendo executado pela Gama, vencedora da licitação, pelo valor de R$2.199.896,51, sendo a contrapartida do município de 10%. “Não temos mais entraves burocráticos, a Caixa Econômica Federal já liberou as planilhas, o Ministério do Turismo e o dinheiro, enfim, em pouco tempo vamos ver o memorial pronto”, garante Adalberto.

*Notícia extraída do site JM On Line