quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cidade de Goiás tem maior índice de população espírita

Quatro vezes por semana, um grupo de até 60 médiuns peregrina por hotéis, pousadas e casas de Palmelo, no sul de Goiás. O objetivo é fazer um "tratamento espiritual".

A cena é um registro da rotina da cidade que tem a maior proporção de espíritas do país, segundo dados do Censo 2010. Lá, 45,5% dos 2.335 habitantes são adeptos do espiritismo como religião.

A história começa em 1929, quando moradores próximos a uma fazenda que existia no local começaram a se reunir para estudar a doutrina. Em seguida, fundaram um centro espírita que originou o povoado de Palmelo.

O local começou a se desenvolver em 1936, quando Jerônimo Cândido Gomide, famoso na região por relatos de curas, mudou-se para lá e atraiu seguidores. "É a única cidade do país que sabemos ter origem num centro espírita", diz a historiadora Mirtes Borges, que pesquisa a história local.

Palmelo também tem ao menos seis igrejas evangélicas e uma católica. "Por ser uma cidade pequena, todo mundo se conhece e se respeita", diz Vera de Rezende, pastora da Igreja de Cristo. Fonte:

*Notícia extraída do site do jornal Circuito Mato Grosso, originalmente publicada na FOLHA.COM