Um dos poucos brasileiros, Chico Xavier foi indicado para o prêmio Nobel, em 1981, pelo trabalho humanitário que fez com milhares de pessoas durante toda sua vida na cidade de Uberaba,no triângulo Mineiro. Ná época, o médium conseguiu mais de 2 milhões de assinaturas, mesmo que ele mesmo não as tenha angariado.
Além disso, Chico foi considerado um dos brasileiros mais importantes do século XX. Em 2000 foi eleito o "Mineiro do Século" em uma votação popular, organizada por uma emissora de televisão.
Prêmio
O Nobel da Paz é um dos cinco Prêmios Nobel, legado pelo inventor da dinamite, o sueco Alfred Nobel. Os prêmios de Física, Química, Fisiologia/Medicina, Literatura e da Paz são entregues anualmente.
De acordo com a vontade de Alfred Nobel, o prémio da Paz deveria distinguir "a pessoa que tivesse feito a maior ou melhor acção pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz".
Ao contrário dos outros prémios Nobel, o Nobel da Paz pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas num processo de resolução de problemas, em vez de apenas distinguir aqueles que já atingiram os seus objetivos em alguma área específica. É, portanto, um prémio Nobel com características próprias.