segunda-feira, 29 de abril de 2019

Amor: a ponte entre o eu e o mundo

Imagem aleatória
No feriado da semana passada, a USE (União das Sociedades Espíritas) do Estado de São Paulo e a USE Regional de Araçatuba promoveram um evento que entrou para a história do Movimento Espírita da região: a 54ª Comenoesp (Confraternização das Mocidades Espíritas do Noroeste do Estado de São Paulo). Quase 150 participantes provenientes de 32 cidades paulistas e do Paraná estiveram alojados de 19 a 21 de abril na Escola Municipal Henny Ferraz Homem, no bairro Ipanema.


Curiosamente, algumas pessoas, inclusive espíritas, desconhecem que o Movimento Espírita promove esse tipo de encontro, que entendo ser de grande importância para o despertamento para algo tão especial. Os eventos ocorrem há muito tempo: essa edição foi a de número 54.


A importância dos jovens no Espiritismo é algo que não aquilatamos. Alguns foram essenciais na codificação de Allan Kardec. Vale lembrar que Ruth Celine Japhet (19 anos) e as irmãs Caroline e Julie Baudin (18 e 15 anos) foram médiuns utilizadas por ele para o desenvolvimento do trabalho. Temos também Gabriel Delanne, que aos 25 anos fundou a União Espírita Francesa.

E, naturalmente, o “nosso” querido Chico Xavier, que começou a psicografar aos 17 anos e, em junho de 1927, nessa idade, ajudou a fundar o Centro Espírita Luiz Gonzaga, na cidade mineira de Pedro Leopoldo. O primeiro livro dele, “Parnaso de além-túmulo”, foi publicado pela Federação Espírita Brasileira (FEB) quando o médium contava 22 anos de idade.

Mocidade Espírita reúne um grupo de jovens, amigos, uma família determinada a estudar os ensinos morais de Jesus e sua relação com os temas atuais, além de promover a formação de pessoas de bem e estimular a interação: consigo, com o próximo e com Deus.

A participação do jovem nas atividades do Centro Espírita é fundamental: não é somente uma promessa para o futuro, mas força realizadora do presente.

Aqui cabem considerações do assessor do DM4 (Departamento de Mocidade) da USE Estadual, Vander Teixeira Prado: “Com o tema ‘Amor: a ponte entre o eu e o mundo’, a 54ª Comenoesp foi um sucesso! É o resultado de um ano de muito estudo e trabalho da equipe de monitoria e dos secretários da 4ª Assessoria, com muito carinho e muita dedicação. Além dos diversos estudos tivemos apresentações artísticas com diferentes linguagens, como música, poesias, desenhos, show da banda Terceira Estação, além de muita integração, com brincadeiras e cantinhos de arte, jogos, leituras. Com as vivências aplicadas conseguimos ajudar o jovem a construir uma ponte entre seu coração e o mundo, estruturada pelos ensinamentos de Jesus”.

Uma das jovens representou o grupo em momento de reflexões realizado na noite de sábado, 20 de abril, com as presenças de alguns jovens há mais tempo. Ana Laura, proveniente da paranaense Cornélio Procópio, afirmou que “é sempre muito bom estar no evento, rever os amigos de outras cidades, aprender um pouco mais de Jesus e de nós mesmos. Não vejo a hora de chegar o próximo encontro.”

Mais essa ponte, “estruturada” em Araçatuba, facilitará o caminho…

Por: Roberto César dos Santos, gestor de recursos humanos, dirigente da USE (União das Sociedades Espíritas) Regional de Araçatuba e voluntário na Instituição Nosso Lar, na mesma cidade. Descreve esta Face Espírita/Ano 11 para publicação exclusiva na Folha da Região.