O Dia do Trabalho (ou do Trabalhador) é celebrado no primeiro dia do mês de maio, movimento que teve origem em 1886 nos Estados Unidos com a manifestação de trabalhadores em busca de reivindicar seus direitos.
Além de relembrar a história desse ato, no qual muitos trabalhadores lutaram para assegurar melhores condições, se trata também de uma ótima ocasião para homenagear o valor do trabalho. É por meio dele que evoluímos, uma oportunidade de desenvolver potencialidades, exercitar o esforço em beneficio de si mesmo e da comunidade em que se vive.
A Doutrina Espírita explica que a lei do trabalho é natural e traz progresso tanto material quanto espiritual. A questão 675 de O Livro dos Espíritos esclarece que não devemos entender como trabalho apenas as ocupações materiais: “Não; o Espírito também trabalha, como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho”.
Enquanto o trabalho material traz o sustento e garante as necessidades físicas, por outro lado, espiritualmente permite que o ser humano corrija imperfeições e aprenda a ter disciplina.
O espírito Joana de Ângelis pela psicografia do médium Divaldo Pereira Franco faz uma referência belíssima a importância do trabalho realizado com alegria, como antídoto contra o desânimo e a favor da evolução e da ação no bem. “Considera o trabalho o melhor meio para progredir. Quem não trabalha, entrega-se à paralisia moral e espiritual. O homem que não se dedica à ação libertadora do trabalho faz-se peso negativo na economia da sociedade. O trabalho é vida.
Portanto nesse dia do trabalho você pode abrir espaço para uma análise sob um novo ângulo do assunto, direcionando a energia da produtividade, seja qual for o campo de atuação, à construção da felicidade individual e coletiva.
Fonte: Blog Mundo Maior