quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Palestrante convidada fala sobre Assistência Social Espírita

Temos o prazer de receber em nossa Casa Espírita alguns convidados vez ou outra para nos conceder reflexões nos dias de palestra. Em fevereiro teremos Luíza Leontina, trabalhadora ativa da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso (FEEMT), abordando a temática de O Trabalhador na Área de Promoção Social Espírita.

Como um dos nortes do Espiritismo: “Fora da Caridade não há salvação”, as casas procuram assim atender, na medida do possível, aos que precisam de auxílio do corpo e da alma. Desta forma, a assistência social é um canal por onde pode-se trazer novas almas à compreensão divina e também sanar os nossos próprios débitos.

É justamente esta visão de troca, e não apenas 'doação', que Luiza Leontina destaca ser a importância do tema. "O trabalho de assistência social espírita é algo que deva ser compreendido a fundo. A visão espírita sobre a assistência social é mais abrangente, uma visão que não se restringe ao 'dar' e sim ao crescimento espiritual de ambos os participantes deste trabalho de integração", afirma a palestrante.

A vida de relação social possui um significado transcendente, e só pode ser plenamente apreendido se considerada a finalidade do homem na Terra, que é seu aperfeiçoamento interior: intelectual e moral. Daí a ideia de troca realmente.

A revista O Consolador, em um dos seus ensaios sobre Estudos Espíritas, traz reflexões sobre o tema elencando cinco pontos fundamentais do Serviço Social Espírita:

1º - A prática do bem é mero dever;

2º - O bem que fazemos jamais fica esquecido;

3º - Não se concebe o trabalho de ajuda ao próximo sem o espírito de fraternidade; 

4º - O padrão da obra socorrista no mundo será sempre Jesus; 

5º - Devemos dar o pão que alimente o corpo, sem esquecer a luz que ilumine o espírito.

Há muito a ser estudado sobre o tema. Compareçamos dia 25 de fevereiro, segunda-feira, nas dependências do LEAE, para a palestra de Luiza Leontina com Assistência Social Espírita, às 19h45.