sábado, 5 de abril de 2014

Chico Xavier ganha estátua em sua cidade natal, Pedro Leopoldo

Criação da artista Vânia Braga, a imagem em bronze mostra o médium sentado num banco de praça, com seu livro Nosso Lar nas mãos

Se estivesse vivo, o médium mineiro Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, teria completado 104 anos no dia 2 de abril. Para lembrar a data, e para comemorar também os 90 anos de Pedro Leopoldo – município que fica a 40 quilômetros de Belo Horizonte – uma estátua do mais famoso líder espírita brasileiro foi instalada na praça que leva seu nome, no centro da cidade.

Feita com 250 quilos de bronze, a imagem de Chico Xavier é uma obra da artista Vânia Braga, que também é natural de Pedro Leopoldo, e chegou a conhecer o médium, quando era pequena. “Eu já tinha um projeto de estátua em 2010, quando ele fez 100 anos, mas não consegui patrocínio. Sempre tive o sonho de retratá-lo”, diz a artista. 


A obra, que foi colocada na praça principal da cidade, mostra Chico Xavier já em idade avançada, com sua boina, sentado, e com seu mais marcante livro nas mãos, Nosso Lar – ele chegou a publicar 468 psicografias e vendeu 50 milhões de exemplares –, mas seus olhos estão voltados para frente,  para as pessoas. “A inauguração da estátua foi o momento mais emocionante de minha vida. Quando tiramos o pano, foi difícil conter as lágrimas ao ver a população mais humilde, que praticamente não tem contato com a cultura, se emocionar com a figura de Chico”, lembra Vânia.

A estátua instalada em Pedro Leopoldo levou quatro meses para ser finalizada. A artista adianta à Encontro que seu primeiro projeto, de 2010, ainda pode se tornar realidade. É a figura de Chico mais jovem, usando a famosa peruca preta, e fazendo aquilo que o deixou famoso: psicografando. “Ele sempre esteve à frente de qualquer religião. O mais importante era seu comprometimento com as pessoas, sua vontade de ajudá-las”, completa Vânia Braga.

Quem quiser visitar a estátua de Chico Xavier, partindo de Belo Horizonte, basta seguir pela Linha Verde (MG-010), sentido aeroporto de Confins, e pegar a MG-424 até Pedro Leopoldo. A obra está na praça que leva seu nome, e que fica na rua Cristiano Otoni 555, Centro.

*Notícia extraída do site Uai.