terça-feira, 29 de abril de 2014

Psicólogo Alberto Almeida lança livro sobre a relação de pais e filhos

Psicólogo versa sobre a relação familiar e espiritualidade. Lançamento foi ontem, dia 28. Venda será destinada a grupo espírita.

O médico e homeopata Alberto Ribeiro de Almeida lançou nesta segunda-feira (28) o livro “Pais e Filhos – fortalecendo vínculos”. No livro, o autor ainda discorreu a respeito de um capítulo do Evangelho Segundo o Espiritismo intitulado “honrai ao vosso pai e vossa mãe”.

Através de histórias da vida cotidiana, Alberto tenta ampliar o olhar sobre a família como uma forma de contribuir para o engrandecimento desse grupo unido biologica e espiritualmente. O resultado das vendas de “Pais e Filhos – fortalecendo vínculos” será destinado ao Grupo Espírita Jardim das Oliveiras, entidade que presta serviços destinados ao desenvolvimento da autonomia e consciência cidadã de aproximadamente 150 famílias socialmente carentes das comunidades dos bairros Castanheira e Guanabara, na região metropolitana de Belém e Ananindeua, respectivamente.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

LEAE promove ciclo de palestras sobre qualidade de vida e higiene

Na ativa e crescendo. Assim podemos descrever o “Projeto Gotas de Luz” planejado pelo Lar Espírita Aprendizes do Evangelho (LEAE). Prova disso é o ciclo de palestras que o Projeto está promovendo na comunidade do Barreirinho.

Alguns profissionais da área de Saúde e Nutrição estão sendo convidados a ministrar palestras abordando assuntos sobre higiene pessoal e bucal, nutrição e aproveitamento de alimentos. 

O primeiro encontro, dia 05 deste mês, foi com a dentista Dra. Juliana Moreno do Nascimento que atua pela manhã no Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE) e no período da tarde faz parte do Programa do Governo Federal, Saúde na Escola, dando palestras de saúde bucal nas escolas. 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Nova perspectiva científica aponta para o papel da fé na saúde

Nova perspectiva científica da natureza humana aponta para o papel da fé nos cuidados com a saúde

Aline e a mãe, Ana Rosa, frequentam psicoterapia e participam
de sessões espíritas porque acreditam em tratamento integral

Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
Conversar sobre as crenças espirituais que o paciente tem é algo que já não parece tão distante da realidade de um consultório médico. Se a temática ainda é reprimida pelo ceticismo de alguns cientistas, cada vez mais novas pesquisas procuram entender a importância de abordar a dimensão espiritual da pessoa no tratamento.

O assunto deve ser debatido no primeiro Simpósio Internacional de Espiritualidade na Prática Clínica, nos dias 11 e 12, organizado pelo Núcleo de Psiquiatria e Espiritualidade (Nupe) da Associação de Psiquiatria do RS, em Porto Alegre. Pesquisadores de renome, como o psiquiatra e geneticista da Washington University Claude Robert Cloninger, conhecido por pesquisas em neurobiologia e desenvolvimento de transtornos de personalidade, participam do evento.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Preocupações

Quando nos defrontamos com diversos desafios do cotidiano, por vezes nos surpreendemos em estado de preocupação.

São as questões domésticas, as profissionais, as sociais. São muitas coisas a pesar sobre nossos sentimentos, nossos pensamentos, nosso humor.

São problemas que envolvem os filhos, o vestibular, a viagem para o Exterior, o novo curso que ele deverá começar. São tantas incertezas...

O garoto conseguirá superar todas as etapas? E se não conseguir, como reagirá?

A filha começou a namorar. Dará certo desta vez? E se não der, cairá novamente em depressão?

O novo chefe tem ideias diferentes das nossas a respeito de muitas coisas. Como isto refletirá em nossa carreira? Estará garantido nosso emprego?

E a festa de aniversário a preparar? Ficará tudo pronto a tempo e a hora?

Vale parar um pouco e meditar a respeito desse fenômeno que se chama preocupação e que consome muitas de nossas energias.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

A felicidade é o reflexo da vida interior


Devemos tomar consciência que não há outro caminho para alcançarmos a felicidade, a paz, a prosperidade duradoura, senão pelo domínio do nosso próprio eu.

Teremos, então, o governo de nós mesmos, seremos autenticamente o que somos.

Onde houver o verdadeiro amor impera pureza, saúde, equilíbrio, altruísmo, espiritualidade, força, vida.

Para alcançarmos o amor, compreendê-lo, experimentá-lo é necessário grande persistência e diligência no bem, na verdade, no exercício de descobrir sempre o melhor do próximo.

O que dizem os seu olhos?

A sabedoria popular diz que os olhos são as janelas da alma. Eles nos contam o que vai no coração das pessoas, basta termos um pouco de sensibilidade para captarmos o que eles transmitem sobre cada um de nós. Seguindo o pensamento de que os olhos são janelas como será que estamos enxergando a vida através deles? É tão automático olhar o mundo e as pessoas que não nos atentamos de que maneira fazemos isso... 

Alguns visualizam a sujeira, os bichinhos que estacionam nela, tudo parece empoeirado e cinzento não conseguem ultrapassar as aparências. Outros também enxergam isso e ainda alongam o olhar para as paisagens e pessoas que desfilam a sua frente observando cores vivas e vibrantes. 

Tangará vai acolher espíritas de Mato Grosso

150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo será o tema  da Conemat 2014. A confraternização dos espíritas de Mato Grosso acontecerá na cidade de Tangará da Serra, no período de 18 a 20 de julho deste ano.

Os oradores e escritores Alirio de Cerqueira Filho e Alberto Almeida serão os facilitadores do encontro que irão conduzir diversas reflexões, dentre elas, o  significado de servir ao Consolador em um mundo de transição,  e a missão dos espíritas.

A abertura do encontro ficará a cargo do palestrante Alberto Almeida que irá abordar o tema O Consolador prometido por Jesus.

O grupo Juventude Ativa, formado por jovens trabalhadores da Feemt, irá performar cinco esquetes culturais com temas que serão trabalhados durante o encontro.

Reforçando o convite

Ao tempo em que temos a felicidade de anunciar, convidamos todos para a palestra e para o Seminário: FAMÍLIA, JUVENTUDE E EDUCAÇÃO - Uma Visão Espírita, com o autor da Obra, Prof. Doutor Álvaro Chrispino.

Álvaro Chrispino é Doutor em educação, grande pesquisador e com vários trabalhos publicados sobre conflitos nas escolas, varias palestras proferidas no Brasil e no Exterior sobre esse tema e outros na área da educação, palestrante espírita há mais de Trinta anos, Colaborador da FEB - Federação espírita Brasileira na área da Educação da Infância e da Juventude.

Religiosidade ajuda a enfrentar doença

Histórias de fé e cura 

Levantamento feito no Brasil mostra que maioria dos pacientes se apoia na religiosidade para enfrentar doença

Conheça a experiência de três pessoas que encontraram na espiritualidade a força para continuarem vivas

São cada vez mais comuns pesquisadores que se interessam em investigar de que forma a religiosidade se relaciona com áreas como a medicina.

O que os especialistas começam a fazer é algo que sempre esteve presente na vida de pacientes. É muito comum que, ao adoecer, as pessoas busquem a medicina sem deixar de lado o aspecto espiritual. Um levantamento feito pelo cardiologista Fernando Antônio Lucchese com 259 internos do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular da Santa Casa de Porto Alegre, por exemplo, constatou que 84,9% dos entrevistados acreditam nos benefícios da fé sobre a saúde, e 90,2% usam a religião como conforto no momento da doença. Feita em parceria com a Universidade de Duke, nos EUA, a pesquisa observou ainda que a maioria gostaria de ser atendido por um médico que abordasse o tema com eles.

O interessante é que, segundo o coordenador do trabalho, a crença pode render resultados concretos e observáveis do ponto de vista científico. “Com a espiritualidade desenvolvida, a pessoa entra em um estado mental que induz o equilíbrio neurofisiológico e dos hormônios, o que contribui diretamente para o aumento da imunidade (defesa do organismo)”, afirma Lucchese. O médico diz que, se o sistema neurológico do paciente está equilibrado, o estado psicológico fica propenso a trazer a sensação de esperança, de perdão, de amor e de altruísmo. “Isso estimula o desenvolvimento de energias interiores de autocura, o efeito placebo”, explica.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

A História da Páscoa

Lindo vídeo.

Recebido por mensagem. Desconheço os créditos.


Seleção Chico Xavier

Algumas frases para refletirmos no começo desta semana.

O escolhido foi Chico Xavier:

Trabalhadores do LEAE

Muitos são tímidos, outros aparecem mas escondidinhos atrás dos companheiros. De qualquer forma essa turma é cativante, alegre e unida!

Como sabem, o LEAE promove de tempos em tempos a venda de pizzas para arrecadação em prol da própria sede. Sempre vemos o resultado final: uma deliciosa pizza de calabresa que dá gosto de ver e apreciar. O que poucos não sabem é que a turminha que capricha nessa pizza é, além de tudo, alegre!

Vejam as fotos dos colaboradores da pizza do mês. Pena que são apenas três fotos:




sábado, 5 de abril de 2014

Família, Juventude e Educação


Chico Xavier ganha estátua em sua cidade natal, Pedro Leopoldo

Criação da artista Vânia Braga, a imagem em bronze mostra o médium sentado num banco de praça, com seu livro Nosso Lar nas mãos

Se estivesse vivo, o médium mineiro Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, teria completado 104 anos no dia 2 de abril. Para lembrar a data, e para comemorar também os 90 anos de Pedro Leopoldo – município que fica a 40 quilômetros de Belo Horizonte – uma estátua do mais famoso líder espírita brasileiro foi instalada na praça que leva seu nome, no centro da cidade.

Feita com 250 quilos de bronze, a imagem de Chico Xavier é uma obra da artista Vânia Braga, que também é natural de Pedro Leopoldo, e chegou a conhecer o médium, quando era pequena. “Eu já tinha um projeto de estátua em 2010, quando ele fez 100 anos, mas não consegui patrocínio. Sempre tive o sonho de retratá-lo”, diz a artista. 

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Escolha - Conquista do ser pensante

Desde muito cedo começamos a fazer as nossas escolhas, ainda primitivos, ainda de forma rudimentar, mais guiados pelo instinto do que pela razão, com senso moral ainda diminuto, mas já de forma consciente, ou não se poderia considerar qualquer atitude como escolha, pois que esta se trata de uma opção individual e voluntária.

A Doutrina Espírita nos esclarece que inicialmente percorremos a estrada da evolução como princípio inteligente do Universo até chegarmos ao ponto em que passamos a "seres inteligentes da Criação". A partir daí, em épocas muito remotas, começamos a "ensaiar para a vida", no dizer dos Espíritos Superiores, e gradualmente nos tornamos senhores do nosso livre-arbítrio - tal qual acontece na etapa reencarnatória quando, de início, bebezinhos, somos inteiramente dependentes, mas, à medida que vamos crescendo, conquistando conhecimento e experiência, assumimos responsabilidades relativas às nossas possibilidades.

O livre-arbítrio é consequência da liberdade de pensar e de consciência, atributos que nos distinguem e fazem de nós criaturas capazes de decidir com critério - ou não, dependendo do nosso nível evolutivo. Porque, até certo ponto, as nossas decisões são inteiramente acatadas, a fim de que possamos angariar méritos, ou gerar compromissos, em função do tipo de ações e atitudes que tenhamos realizado. Somente em casos de espíritos muito renitentes, cristalizados em comportamentos negativos graves, é aplicada a "lei da compulsória" e, então, não cabe a ele, naquele momento, nenhuma escolha.

Abrarte lança edital para publicação de livro sobre Arte e Espiritismo


Durante o 11º Fórum Nacional de Arte Espírita, que acontece na cidade de Franca (SP), de 19 a 22 de junho próximo, será lançado o edital do Convite para publicação de Livro, com o objetivo de selecionar um trabalho teórico inédito, de caráter artístico/doutrinário/espírita, cujo conteúdo, isolada ou conjuntamente, contribua na promoção do desenvolvimento crítico, da sensibilidade estética, do gosto pelo belo, da educação e da cultura espírita, da troca de experiências e do aperfeiçoamento técnico/artístico de grupos e artistas espíritas do Brasil. 

Os autores poderão enviar seus trabalhos a partir do dia 1º de agosto. Todos os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão e o selecionado será editado pela Associação Brasileira de Artistas Espíritas (Abrarte), com lançamento previsto para ocorrer no Fórum de 2015, em Natal. 

A proposta da diretoria da Abrarte é que este processo seletivo se torne permanente e assim, em cada Fórum, a partir de ano de 2015, haverá o lançamento de um novo livro tratando da temática Arte e Espiritismo. O objetivo é enriquecer a literatura espírita sobre o assunto. 

*Nota extraída do site da Abrarte.

Evangelizadores recebem treinamento

Novos caminhos da evangelização espírita é o tema do curso de formação  e atualização de evangelizadores que acontece na sede da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso (FEEMT), nos dias 18,19 e 20 de abril, das 8 às 19 horas.

Coordenado pela diretoria de Infância e Juventude, o curso será ministrado por duas trabalhadoras de renome no movimento espírita brasileiro:  Ivany Franco, de Campo Grande, e Rute Ribeiro,  que atuou por diversos anos na FEB , na área da evangelização de crianças e jovens.

Neuza Faiad, diretora da Feemt, espera acolher um grande número de evangelizadores do interior do Estado e da Capital, bem como aqueles que desejam iniciar no trabalho da evangelização.

Filme espírita estreia este ano

CAUSA E EFEITO – Um filme de André Marouço, com Matheus Prestes, Luiz Serra e Rosi Campos.

Depois do sucesso da parceria com O Filme dos Espíritos, a produtora cearense Estação Luz Filmes e a paulista Mar Revolto Produções voltam a se unir para a realização de um novo filme. Trata-se do longa metragem Causa e Efeito, segundo filme de André Marouço, que produziu, escreveu e dirigiu em 2011 “O Filme dos Espíritos”, longa que ganhou prêmio de melhor roteiro no Sesc Melhores Filmes.

Com lançamento previsto para este ano, o filme “Causa e Efeito” é um drama com temática espírita que conta a história de Paulo, um policial que tinha uma vida tranquila até que um motorista alcoolizado atropela e mata sua esposa e filho. O motorista não é preso e revoltado Paulo torna-se justiceiro. Contratado para dar fim a uma garota de programa chamada Madalena, ele se sensibiliza com a história dela e coloca-se em fuga com a moça. Na fuga, o casal se apaixona e juntos reajustam suas condutas de vida, auxiliados por um trio de religiosos: um padre, um pastor e um espírita. Ao longo da trama os protagonistas alcançam o amor, a paz e a iluminação.

Legado de Chico Xavier é relembrado no dia do aniversário do médium

Amigos deixaram flores no cemitério São João Batista, em Uberaba. Médium completaria 104 anos e Memorial em construção resgata passado.

No dia em que Chico Xavier completaria 104 anos, inúmeras pessoas visitaram o cemitério São João Batista, em Uberaba , onde fica o túmulo do médium. O mineiro, de Pedro Leopoldo , adotou a cidade do Triângulo Mineiro no fim da década de 50. O trabalho deixado pelo líder espirita no município continua atraindo gente de todo o país e fazendo com que o legado de Chico continue.

Durante o dia, a aposentada Benedita Oliveira David, 80 anos, deixou flores e orações junto ao túmulo de Chico Xavier. Ela explica que é um ritual que segue desde a morte do médium há 12 anos. “Deixo as flores limpinhas. Ele era um homem muito bom”, afirmou. Já Ieda Hungria, amiga do médium desde a década de 70, disse que sempre aproveita essas datas para ficar um pouco mais perto do ambiente onde o amigo viveu os últimos anos de vida.