terça-feira, 14 de maio de 2013

Médicos de todo País se reúnem para discutir saúde do corpo, da mente e do espírito

Com o objetivo de mostrar os estudos e trabalhos médicos que usam a fé, a oração e a espiritualidade como participantes nos tratamentos e processos de cura, médicos de várias especialidades, de todo Brasil, estarão reunidos, de 29 de maio a 1º de junho, no Centro de Convenções de Maceió (AL), para a 9ª edição do Mednesp – Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil.
 
Os 96 painéis do evento abordarão temas que vão do nascimento ao término da vida física. Também serão discutidos sob a ótica da espiritualidade assuntos como sexualidade, homossexualidade, dependência química, epilepsia, câncer, depressão, obesidade, doenças cardiovasculares e aterosclerótica, morte encefálica e aborto.
 
Embora tenha como público-alvo a classe médica, e os demais profissionais da saúde, o congresso está aberto a estudiosos de todas as áreas do conhecimento, bem como ao público em geral.
Espiritualidade e terapia complementar
 
 O poder da palavra e do pensamento como instrumento de cura, uso da prece, a influência do passe espírita e a experiência no tratamento espiritual realizado nos centros espíritas da cidade de São Paulo serão alguns dos demais temas que devem ser destaque no evento. “Nos últimos anos, temos observado um aumento nas pesquisas acadêmicas sobre o tema, mostrando impacto positivo na saúde, com melhor qualidade de vida, diminuição das doenças e da gravidade delas, assim como uma melhor recuperação de processos de internação hospitalar e maior sobrevida em pessoas espiritualizadas. Vamos nos reunir para abordar assuntos científicos mais profundos a fim de trabalharmos no desenvolvimento e na implantação do paradigma médico-espírita”, afirma Marlene Nobre, ginecologista e presidente da Associação Médico-Espírita, entidade realizadora do congresso.
 
“A dimensão espiritual sempre esteve ligada às práticas de saúde, desde o ‘nascimento’ da Medicina ocidental com Hipócrates, que entendia a saúde como equilíbrio entre alma e corpo físico. Houve um afastamento acadêmico, nos últimos 200 anos da história ocidental, que criou um abismo entre Medicina e Espiritualidade. Tal fato parece intransponível, mas vamos mostrar que não é”, defende Marlene.
 
Segundo o médico cardiologista e intensivista Ricardo José dos Santos, presidente da Associação Médico-Espírita de Alagoas, que está à frente da organização do evento, a expectativa de público para o congresso é de 2 mil participantes. O último evento, que aconteceu em Belo Horizonte (MG), em 2011, contou com a participação de 1,1 mil pessoas. “Pretendemos ampliar o nosso potencial esse ano. Estamos muito felizes por podermos promover neste evento um fórum de debates muito importante para nós, médicos, a fim de trabalharmos na consolidação do novo modelo de saúde que contempla a espiritualidade”, concluiu Santos.
 
Confira a programação completa no Mednesp 2013
 
Inscrições abertas
 
As inscrições para a 9ª edição do Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil podem ser feitas pelo site https://mednesp2013.amealagoas.com.br/.
 
Serviço
 
Evento: IX Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil
Data: 29 de maio a 1º de junho
Local: Centro de Convenções Maceió (AL).
 
Sobre a AME-Brasil
 
A Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) foi fundada em São Paulo (SP), em 17 de junho de 1995, durante a realização do Mednesp-95, o 3º Congresso Nacional de Médicos Espíritas, realizado pela Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME-SP), instituição pioneira, existente desde 30 de março de 1968. Até 1991, quando se iniciaram os encontros nacionais bienais, existiam somente a AME-SP e a AME-MG, fundada em 18 de abril de 1986.
 
A partir de então, fundaram-se outras, em vários Estados do Brasil, possibilitando o surgimento da entidade federal. Atualmente, são 53 AMEs no País, incluindo-se as estaduais e regionais.
 
Além de congregar todas as AMEs do País, auxiliando em sua atuação, de modo a difundir o Movimento Médico-Espírita nos estados e colaborar com instituições educacionais, assistenciais e órgãos em geral, a entidade tem por finalidade o estudo da Doutrina Espírita e de sua fenomenologia, tendo em vista suas relações, integração e aplicação nos campos da filosofia, da religião e da ciência, em particular da Medicina, procurando fundamentá-la por meio da criação e realização de estudos e experiências orientadas nessa direção.
 
Sobre o Mednesp 2013
 
O IX Congresso Nacional Médico-Espírita – Mednesp 2013 acontece de 29 de maio a 1º de junho de 2013, no Centro de Convenções de Maceió (AL). O evento, que até 2007 era realizado em São Paulo, ocorreu em 2009 em Porto Alegre (RS) e em 2011, em Belo Horizonte (MG), discutirá os desafios do paradigma médico-espírita no ensino, na pesquisa e na prática clínica, em 96 palestras, distribuídas em três auditórios.
 
Fonte: Assessoria