segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Sorte, acaso e destino. Será que existem?

Hoje, Pedro Neves, da União das Sociedades Espíritas, fala sobre sorte, acaso e destino. Será que existem? Ele lembra que para muitas culturas sorte pode ser conseguida através de magia. Saiba mais sobre sorte, acaso e destino, na visão Espírita, assistindo ao vídeo. É só dar um play…



Jundiaí Agora

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

14 de Fevereiro - Dia Internacional do Amor

O Dia Internacional do Amor encontra-se no calendário no dia 14 de fevereiro, o famoso Dia de São Valentim. Porém, no Brasil o Dia do Amor comemora-se a 25 de abril.

Mais do que as palavras, neste dia importam as ações: demonstre o quanto gosta de uma pessoa com gestos atenciosos.

Amor é paz, sensação de segurança, apoio, aconchego… É companheirismo! E não estamos falando apenas de relação de casal, qualquer relacionamento que envolva amor!

Celebremos sempre, com alegria, com gratidão.

Faça com que todo dia seja o grande dia

Passamos uma vida inteira idealizando como conquistar nossa felicidade. E quantas oportunidades, quantos sorrisos, quanta calmaria deixamos de apreciar planejando, à espera de um grande dia?

E quantas roupas foram doadas ainda com etiquetas, quantos sapatos se estragaram na caixa… E aquela louça importada que agora virou herança, ou até mesmo aquela bebida que tanto se guardou.

A vida é um sopro, e muitas vezes vivemos como se fôssemos viver uma eternidade.

Algumas pessoas creem que viver o presente significa viver de uma maneira superficial, de modo que muitas vezes se tornam destrutivas, sem empatia e não pensam no amanhã delas nem das outras pessoas. Essa não é a reflexão correta sobre o sentido da vida. O que devemos sabiamente analisar é a brevidade da nossa existência aqui na Terra, em que somos convidados a valorizar cada instante como um milagre ou um diamante único, assim como cada momento vivido.

Teremos apenas esta ocasião, este dia, este horário, sob todas as emoções e circunstâncias em que me encontro agora, e isso não se repetirá jamais, mesmo que tente mudar.

Nem sempre nossos planos dão certo, mas que isso seja um motivo para compreendermos que nada está em nossas mãos e, mesmo assim, devemos seguir em frente.

Quando nos preparamos para um dia especial, damos o melhor de nós, desde as roupas até os sentimentos. Por que não tornamos esse hábito diário em vez de nos restringirmos apenas aos grandes dias?

Vamos tornar todos os nossos dias grandes. Vai ter tristeza, sim. Vai ter frustração também. Mas que sejam encaradas como um aprendizado constante pelo qual devemos passar durante nosso curto trajeto.

Você tem a oportunidade de ter mais um dia que muitos não tiveram. Este já é um grande dia.

Isso não é um convite a ser outra pessoa ou se espelhar em exemplos; o convite é para que você seja a melhor versão de si mesmo. Para que isso ocorra, muitas vezes você precisa parar de correr. Parar de correr não significa que você não vá andar, ficar parado, mas sim desacelerar, para poder desfrutar da vida o que ela lhe oferece de melhor, que é a oportunidade diária de estar vivo!

Site Eu Sem Fronteiras

A empatia em tempos de crises

A vivência da empatia é de fundamental importância nestes tempos de crises
, pelos quais estamos passando, quando urge a necessidade de buscarmos respostas que justifiquem o porquê e o para quê dos acontecimentos atuais e do nosso envolvimento neste contexto, não apenas no tocante às crises existenciais e à pandemia da covid-19, mas também aos preconceitos alusivos à desigualdade social, ao gênero, à sexualidade, à etnia etc.

Embora para muitos de nós, à primeira vista, se trate de tempos de dores e de sofrimentos, na verdade o fundo da questão nos remete às oportunidades de aprendizagem moral, chamando-nos para que, através da força do autoconhecimento, do resultado dos momentos de reflexão e da vivência de maneira resignada, nos libertemos das amarras que nos impedem do avanço na senda evolutiva, e que possamos, através desses exercícios, promover a nossa transformação moral.

Como já sabemos, a empatia é a palavra-chave para o momento em que estamos vivendo e convivendo, como se estivéssemos nos abarcando no mesmo barco, em plena tempestade, unindo forças para o enfrentamento de desafios, a fim de vencermos estes tempos de pandemia e demais tipos de crises que envolvem a sociedade como um todo.

O mestre Jesus, através dos evangelhos, nos ensina a empatia, que se praticada em tempos de normalidade, na aprendizagem das lições, na lida do dia a dia, servirá de base para a aplicação em tempos de crises, assim vejamos o seguinte exemplo:

“Fazei ao outro somente aquilo que gostaríamos que nos fosse feito”. (Mateus 7:12)

Dessa recomendação do mestre Jesus, podemos extrair para todos nós o ensinamento de que se trata do maior senso de justiça, equilíbrio das relações interpessoais.

Fazer ao outro somente o que gostaríamos que nos fosse feito é nos colocarmos no lugar do outro, fazendo ao outro as coisas que desejamos que o outro faça por nós.

Esse ensinamento é, também, ministrado pelo Espírito de Verdade, na questão 876 de O Livro dos Espíritos, sendo a sua aplicação a base da justiça, segundo a lei natural.

Portanto, temos no mestre Jesus, o exemplo maior da empatia, sendo Ele o tipo mais perfeito oferecido por Deus à Humanidade, para lhe servir de guia e modelo, conforme nos ensina a questão 625 de O Livro dos Espíritos.

Que nestes tempos de crises diversas, possamos nos colocar no lugar do outro, fazendo-lhe somente aquilo que gostaríamos que nos fosse feito, a fim de auxiliá-lo nestes momentos difíceis pelos quais todos estamos vivenciando, quando passamos a desenvolver a virtude da misericórdia, externando a pureza do coração em favor um do outro.

Dessa forma, juntos entenderemos o porquê e o para quê destes tempos de crises, e venceremos o mundo, ou seja, começando, cada qual, pelo seu próprio “mundinho” íntimo.

Yé Gonçalves, publicado no site Espiritismo na Rede em 11 de janeiro 2021

O que fazer diante quem ataca o Espiritismo para você?

Muitas vezes somos confrontados por quem simplesmente deseja atacar o Espiritismo e não debater amigavelmente sobre religião, crença e filosofia. Precisamos inicialmente aceitar que algumas pessoas possuem esse comportamento e lidar de maneira serena. Em seguida, gentilmente, se manifestar no sentido de que a Doutrina Espírita respeita todas as correntes de pensamento, inclusive a que critica ela mesma.

Espiritismo: despertar individual

O Espiritismo nos convida para um despertar individual. Ou seja, nos fornece conhecimento além da matéria e coloca o livre-arbítrio como soberano de cada um. Assim, o poder de decisão sempre será nosso.

Em outras palavras, nem Deus, nosso Pai e Criador, vai interferir em nosso livre-arbítrio. Da Bíblia a outros inúmeros textos religiosos, mais antigos e novos, a exemplo de Allan Kardec, a humanidade terá infinitas interpretações diferentes. E tudo bem!

Ouça e diga que respeita a opinião, mesmo que contrária

Muitas vezes somos confrontados por quem simplesmente deseja atacar o Espiritismo e não debater amigavelmente sobre religião, crença e filosofia. Precisamos inicialmente aceitar que algumas pessoas possuem esse comportamento e lidar de maneira serena. Em seguida, gentilmente, se manifestar no sentido de que a Doutrina Espírita respeita todas as correntes de pensamento, inclusive a que critica ela mesma.

Espiritismo: despertar individual

O Espiritismo nos convida para um despertar individual. Ou seja, nos fornece conhecimento além da matéria e coloca o livre-arbítrio como soberano de cada um. Assim, o poder de decisão sempre será nosso.

Em outras palavras, nem Deus, nosso Pai e Criador, vai interferir em nosso livre-arbítrio. Da Bíblia a outros inúmeros textos religiosos, mais antigos e novos, a exemplo de Allan Kardec, a humanidade terá infinitas interpretações diferentes. E tudo bem!

Ouça e diga que respeita a opinião, mesmo que contrária

O ato de ouvir é uma caridade e de dizer, na serenidade do próprio ser ao outro, de que respeita a opinião é um ato nobre. Ou seja, estará enxergando no outro um ser igualmente em evolução.

E, de fato, não há um só caminho. De acordo com o local que nascemos, tanto país quanto seio familiar, teremos concepções diversas do mundo e dos acontecimentos.

Afinal, estamos aqui na Terra justamente para aprender com o diferente. Assim, aprendemos e evoluímos mais rapidamente, todos juntos na considerada maior de todas as escolas justamente pela diversidade.

Frase de Chico Xavier

Chico Xavier dizia que quem tem firmeza nos passos de sua própria religião, não precisa e nem tem tempo para atacar a dos outros.

Ou seja, não importe com quem precisa apontar que seu caminho esteja errado. Apenas ouça, faça seu momento de caridade e dê o testemunho de quem o Espiritismo respeita todas as correntes de pensamento.

O ataque contra o Espiritismo que sofrer será uma prova.

Site Chico de Minas Xavier

A quinta exibição de A Viagem gera debates nas redes sociais

A novela ‘A Viagem’, de Ivani Ribeiro, fez grande sucesso em sua primeira exibição em 1994 pela TV Globo, aumentando o interesse da população brasileira pelo conteúdo oferecido pelo Espiritismo. Não só com as obras básicas de Allan Kardec, mas também com os livros de Chico Xavier, já conhecido por milhares pelas suas obras de caridade e amor incondicional ao próximo. Agora, pelo canal fechado Viva, a novela chega a sua quinta exibição na TV.

Umbral, céu ou inferno?

O desencarne do personagem do ator Guilherme Fontes, Alexandre, que passa muitos capítulos em um local escuro e que permanece também na Terra em busca de vingança, gera debates nas redes sociais sobre como seria chamado esse local e se realmente ele existe.

Algumas religiões apontam o Umbral — que a Doutrina Espírita nos esclarece como uma transição para mundos e colônias mais evoluídas — como inferno ou purgatório. Mas o Espiritismo nos revela que é uma questão de sintonia, e que cabe a nossa transformação interior para a mudança desse lugar que é tão temido.

Pensamentos e atitudes

A renovação de pensamentos e atitudes é algo dito em praticamente todas as obras espíritas. Pois se trata de uma sintonia profunda, que nos leva a todos lugares. Deitado em nossa cama, com o pensamento em outro lugar, estamos de fato conectados energeticamente com esse outro lugar.

Assim continua sendo após a morte do corpo físico. Em outras palavras, precisamos praticar o bem e trocar sempre o pensamento negativo por um, dois, três positivos. Sempre é possível olhar de uma outra maneira tal situação, trazendo paz, serenidade e compreensão.

Primeira versão na TV Tupi

Poucos sabem que a primeira versão mesmo da novela A Viagem ocorreu em 1975, na extinta TV Tupi. O sucesso duas décadas depois foi tão grande, que até hoje, mesmo quem assistiu somente a primeira exibição pela TV Globo lembra da trama que envolve personagens e grandes atores como Dinah (Christiane Torloni) e Otávio Jordão (Antonio Fagundes).

Uma grande oportunidade não para aprender o Espiritismo, mas um convite para para refletir sobre o que a Doutrina pode nos oferecer em reflexão. Assim, sem desejar responder as questões existenciais de cada um. Mas auxiliar encontrar as melhores respostas dentro de si.

Site Chico de Minas Xavier

'Carnaval da Paz 2021'

O site G1 publicou alguns 'eventos' para se comemorar em casa este feriado que geralmente enche as ruas de foliões: o Carnaval.

Entre os programas apresentados pelo site está o Encontro Luminar de Espiritismo e Magnetismo (E-Além) teve início dia 05 de fevereiro e segue até o dia 15 deste mês. O evento também tem formato híbrido, com transmissões ao vivo no canal TV Chico Xavier, no YouTube.

Aproveitemos estes bons programas!


13 de Fevereiro - Dia Mundial do Rádio

A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.

Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e aos novos equipamentos. O rádio funciona seja como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social.

A rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.

O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de Fevereiro em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.

A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.

Calendarr

Espírita assiste BBB?

O espírita assiste a programas como o BBB? Será que ao assistir ao reality você estará atraindo para sua casa espíritos obsessores? Assistir ao programa demonstra falta de elevação moral?

Estes questionamentos populam o imaginário das mentes de alguns espíritas. As respostas são que não tem nenhum problema o espírita assistir a programas como o Big Brother e outros do gênero e que simplesmente o fato de assistir a um reality show não vai atrair espíritos obsessores e nem vai demonstrar falta de evolução espiritual de quem está assistindo.

Gosto é algo pessoal. Uns gostam de novela, outros de série, algumas pessoas de filme, e tem aquelas que gostam de programas de auditório ou então programas de confinamento. E está tudo bem.

O que define a atração dos espíritos bons ou não para junto de nós é a nossa constante vibração e sintonia mental. Não é um programa de TV que vai fazer com que um telespectador seja obsidiado, mas sim, sua frequência permanente em faixas negativas no dia a dia. Se fosse assim não poderíamos assistir ao programa e também não assistir jornal, novela, série, filme e nem ouvir rádio.

A moral das pessoas não se julga pelo que elas gostam ou não de assistir. Aliás, sequer cabe fazer juízo de valor da moral alheia. Devemos respeitar a todos, mas a Doutrina ensina que uma moral elevada é aquela que está em sintonia com o bem e que busca fazer o melhor a cada dia.

Perfil do Instagram @letraespirita

A morte nas religiões

O site Gospel Prime publicou um artigo com explicação da morte e seu entendimento nas diversas religiões que temos hoje. Achei interessante e posto alguns trechos aqui justamente porque trata-se de um site que segue uma determinada religião / doutrina e, ainda assim, aborda outras tantas... Aqui vemos que a informação, o respeito por outras religiões, imperou. Vamos lá:

"A morte é a única certeza que o ser humano tem. A importância do tema tornou-se mundial devido à pandemia da covid-19 que o planeta atravessa. No mundo, são 1.844.153 mortes pela doença. Na Índia, são 149.649 mortos. A Índia ocupa o segundo lugar na lista mundial de mortes, atrás somente dos Estados Unidos, que tem 351.652 mortos. Os números são até 4 de janeiro de 2020, data de fechamento deste artigo.

A interpretação da morte acontece de maneira diferente em cada religião.

(...) vamos entender como o espiritismo explica o fim da vida. A morte é assunto atual. Muitas famílias no mundo choram hoje a perda de parentes e amigos por causa da covid-19. Diante da dor e do luto, é importante entender a explicação dos seguidores sobre o tema.

“O Evangelho Segundo o Espiritismo”, psicografado por Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, publicado há 157 anos, diz que as pessoas morrem, deixando a Terra, para mundos mais felizes, quando estão curadas de suas enfermidades morais. A morte, longe de ser entendida como pavor e como o horror da decomposição, é vista como uma transformação feliz.

Como acontece essa transformação de acordo com o espiritismo? A morte física é o início do processo da desencarnação e posterior reencarnação. Filosoficamente falando, a morte pode ser comparada ao pôr do sol que representa, ao mesmo tempo, o nascer do sol em outro local. A morte é o fim do corpo físico e o início de outro ciclo de vida. Se a vida e a alma existem depois da morte, então a morte é explicada como sendo um bem para a alma porque esta exerce melhor a sua atividade sem um corpo.

O entendimento da desencarnação é uma mudança de plano segundo a crença espirita. É como uma pessoa que se muda de uma  cidade para outra. É um fenômeno natural que ninguém pode evitar. A vida verdadeira não é a que a pessoa vive neste mundo, mas a espiritual. A vida espiritual é a vida normal do espírito. A vida terrestre é passageira. O corpo terrestre é somente um revestimento temporário do espírito."

Sobre a existência do livre-arbítrio "(...) Entendem que Deus deu livre arbítrio para as pessoas para que cumprissem a lei da evolução. Entendem que as decisões que as pessoas tomam nesta encarnação são lições que aprendem depois da vida. Os espíritas dizem que fazem diversas atividades no plano espiritual até estarem prontos para a outra reencarnação. No plano espiritual, os espíritas acreditam que reconhecem e trocam experiências com as pessoas que fizeram parte de suas vidas. desde que estejam em frequência igual."

A matéria é extensa, deixei aqui os trechos principais. Interessados é só entrar no site Gospel Prime (aqui).

12 de Fevereiro - Nascimento de Abraham Lincoln

16º Presidente dos Estados Unidos da Améria (EUA), nascido em 12 de fevereiro de 1809, assassinado em 15 de abril de 1865.

Lincoln liderou o país de forma bem-sucedida durante sua maior crise interna, a Guerra Civil Americana, preservando a integridade territorial do país, abolindo a escravidão e fortalecendo o governo nacional.

Mas, por que estamos divulgando aqui no Blog do LEAE o nascimento dele? Claro que já sabemos que é uma figura importante no mundo inteiro, fez historia e nos dias atuais ainda estudamos seus feitos, mas além disso tudo, acredita-se que Abraham Lincoln  realizava sessões mediúnicas na Casa Branca onde buscava, junto aos Espíritos, aconselhar-se quanto aos destinos do país que jurara manter unido e em Paz.

Lincoln e a esposa participaram também de várias sessões com a médium Nettie Colburn Maynard, conforme relatos publicados por ela em 1891, mais tarde recuperados e traduzidos para o português pelo erudito Wallace Leal Rodrigues e publicados sob o título SESSÕES ESPÍRITAS NA CASA BRANCA (O Clarim). A morte do grande estadista repercutiu no mundo todo, gravando seu nome na História como um exemplo de politico íntegro e honesto.

Quando pratico o bem, sinto­-me bem; quando pratico o mal, sinto-­me mal. Eis a minha religião - Abraham Lincoln

 

Blog A Revelação das Revelações e Wikipedia