Lançado o 1º programa espírita radiofônico do Brasil, por Cairbar Schutel, pela Rádio Cultura, em Araraquara, SP, no ano de 1936.
Cairbar Schutel realizou suas conferências radiofônicas “neo-espíritualistas” por esta rádio de 19 de agosto de 1936 a 2 de maio de 1937, num total de 15, enfeixadas posteriormente em livro.
Cairbar realizou também algumas conferências radiofônicas em Sorocaba e junto com Caetano Mero, tentou conseguir espaço para realizá-las em emissoras da cidade de São Paulo, sem lograr êxito nesse intento.
Quem foi Cairbar
Cairbar de Souza Schutel nasceu no Rio de Janeiro, em 22 de setembro de 1868, foi um divulgador espírita, político, farmacêutico e filantropo brasileiro. Faleceu em 30 de janeiro de 1938, Matão, São Paulo.
Teve grande importância na história do Espiritismo, e de Matão, tendo sido fundamental em sua elevação de povoado para município, sendo o seu primeiro intendente, cargo equivalente ao atual prefeito, que exerceu de março a outubro de 1899, e, depois, de 18 de agosto a 15 de outubro de 1900.
Era respeitado por todos na cidade em sua época, chegando a comprar com seus próprios recursos o prédio para a instalação da prefeitura; foi consagrado com o título de "O Pai dos Pobres" da cidade, dava remédio de graça aos carentes e utilizava sua própria casa para acolher doentes.