O verdadeiro Espiritismo tem por divisa benevolência e caridade
“Todo reino dividido conta si mesmo é devastado; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.” - Jesus. (Mt., 12:25.)
Difícil de acreditar, mas (infelizmente) aconteceu: estimulados pelo desejo de divulgar a Doutrina Espírita através de uma feira de livros em praça pública, nossos bravos idealistas foram impedidos de executar o projeto porque uma instituição espírita “rival” impetrou mandado de segurança contra os planejadores de tal evento motivados pelo ciúme, por não ter partido deles a iniciativa da realização, embora tivessem sido convidados a unir esforços para o desiderato. Além de não aceitarem o convite e, receosos de que a “outra casa” tivesse uma projeção maior na cidade, impediram a luz de se acender.
Em outra cidade, quando uma das casas espíritas resolveu, após ingentes esforços, organizar um coral espírita, confrades de outra Instituição espírita organizaram uma comissão a fim de demovê-los de tal ideia, vez que já havia um coral sendo formado e, mais um coral (na opinião deles) seria obra de obsessores que estariam elaborando um movimento paralelo com o fim de prejudicar o Espiritismo na cidade.
Em outra ocasião, durante um evento espírita de mais ampla repercussão, foi feito um panfleto onde estava registrado o horário de funcionamento das reuniões públicas de todas as casas espíritas; só que o dia e o horário da “casa adversária” estavam propositadamente incorretos.
De outra feita, quando os dirigentes de um Centro Espírita de uma pequena cidade resolveram ampliar o número de reuniões públicas – desafortunadamente –, o único dia e horário mais propício para todos “coincidiu” com o da outra instituição.