quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Estudiosos debatem relação entre ciência, medicina e espiritualidade

Debates ocorrerão no próximo fim de semana, nos dias 23 e 24
 
Existe ligação entre medicina, ciência e espiritualidade? Qual a importância da fé para o tratamento de saúde? Existe interferência dos aspectos espirituais nos processos biológicos?
 
Nos dias de hoje, conversar sobre as crenças espirituais que o paciente tem é algo que já não parece tão distante da realidade de um consultório médico. Se a temática ainda é reprimida por alguns, cada vez mais novas pesquisas procuram entender a importância de abordar a dimensão espiritual da pessoa no tratamento.
 
Esses assuntos serão debatidos por especialistas da área que estarão em João Pessoa nos próximos sábado (24) e domingo (25) para participar da 3ª Jornada Médico-Espírita Paraibana (Jormedpb) e do 3º Encontro Acadêmico de Saúde e Espiritualidade da Paraíba (Ease). Os eventos, que têm o apoio da Unimed João Pessoa, ocorrem paralelamente e serão realizados no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
 
O tema principal desta edição é "Neurociência e espiritualidade: interface entre o cérebro e as emoções". Entre os assuntos que serão discutidos, além dos já citados, estão questões espirituais no envelhecimento cerebral, o poder do pensamento na relação da saúde ou doença, abordagem da morte nos pacientes terminais, entre outros.
 
Durante o evento também será lançado o livro "Cirurgias Espirituais como Prática Terapêutica", de autoria da mestre em Ciências da Religião pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Raimunda Neves de Almeida Couras. O lançamento será no primeiro dia do evento, às 16h.
 
Qualquer pessoa que tenha interesse no assunto pode se inscrever para participar. As inscrições custam R$ 40 para profissionais e R$ 20 para estudantes. Elas podem ser feitas na Federação Espírita Paraibana, que fica localizada na Rua Bento da Gama, número 555, Torre; ou no consultório do otorrinolaringologista Islan Nascimento, médico cooperado da Unimed JP, que fica na Avenida Rui Barbosa, número 203, na Torre. As inscrições também podem ser feitas no dia e no local do evento. 
 
Mais informações sobre as inscrições e o evento podem ser obtidas pelo telefone (83) 9983-6705 ou pelo e-mail ameparaiba@gmail.com.
 
 
Confira abaixo a programação do evento:
 
Sábado (23 de agosto)
Primeiro Momento - Entrada Franca
14h - Solenidade de Abertura da Jornada - ( Momento Musical/Mesa solene)
15h - Integração Neurociência e Espiritualidade - Jorge Daher (Ame-GO) 
16h- Lançamento do livro "Cirurgias Espirituais como Prática Terapêutica", seguido de autógrafo pela escritora Raimunda Neves de Almeida Couras
16h40 - Intervalo - Sessão de autógrafo do livro
Segundo Momento - Com inscrição
17h30 - Painel "Neurociência, Terminalidade da Vida, Envelhecimento e Espiritualidade".
"As Questões espirituais no Envelhecimento Cerebral" - Francisco Cajazeiras 
"Abordagem da Morte nos Pacientes Terminais" - Islan Nascimento
Intervalo
19h20 - "Jesus, O Cristo, À Luz da Psicologia e da Neurociência" - Rossandro Klinjey 
20h10 - Encerramento
 
Domingo (24 de agosto)
8h - Credenciamento 
8h15 - Abertura (prece, harmonização)
8h30h - III - Encontro Acadêmico de Saúde e Espiritualidade da Paraíba
1º Tema: "O Pensamento na obra de Kardec" - Vítor Sarmento (DA AME-CG) 
2º Tema: "Revelação sobre o pensamento na obra de André Luiz" - Amanda Oliveira
Intervalo
3º Tema: Repercussões Quânticas do pensamento, na Integração mente e célula - à luz da biologia molecular - Dr. Carlos Roberto-
4º Tema: "O pensamento gerando saúde ou doença" - Dr. Francisco Cajazeiras
10h30 - Intervalo
10h45 - Painel Consciência, Cérebro e Evolução Moral 
"Pineal e Consciência: da especulação às evidências" Jorge Daher 
"Aspectos Psiconeurobiológicos da evolução moral do Ser Humano" Carlos Roberto
Encerramento
 
*Notícia extraída do site Paraíba Total