Baseado em 'Somos Seis', obra psicografada pelo médium Chico Xavier, 'Joelma 23º andar' foi o primeiro filme brasileiro com temática espírita.
O longa reconstitui, com fidelidade, a história da jovem Lucimar, uma das 179 vítimas fatais do incêndio do Edifício Joelma, ocorrido na cidade de São Paulo, na manhã do dia 1 de fevereiro de 1974.
A obra mostra como Lucimar foi recebida no plano espiritual por seus parentes, que já tinham partido.
Joelma 23º Andar foi o primeiro filme Espírita do cinema mundial. Depois vieram obras espiritualistas no mesmo estilo, que fizeram grande sucesso, como Ghost - Do Outro Lado da Vida, Amor Além da Vida, O Sexto Sentido, entre outros.
Sinopse: A jovem Lucimar (Beth Goulart) e seu irmão Alfredo trabalham num dos escritórios do edifício Joelma, em São Paulo. No incêndio do Joelma, Lucimar morre e Alfredo escapa com vida. Dona Lucinda, a mãe de Lucimar, entra em depressão com a morte da filha. Aconselhada por amigos, ela procura o médium Chico Xavier, em busca de uma mensagem do outro mundo. Ano 1974
Dados do filme:
Direção: Clery Cunha
Ano de Produção: 1980
Duração: 80 minutos
Cor: Colorido
Gênero: Drama
Faixa Etária: 14 anos
País de Produção: Brasil
A História Real
No edifício, trabalhavam no banco do prédio, localizado no 23° andar, a processadora de dados Volquimar Carvalho dos Santos (no filme, ela era interpretada como Lucimar), de 21 anos, e seu irmão, Álvaro. Eles eram de uma família espírita.
Sexta-feira, 1 de fevereiro de 1974, 8h00, Volquimar vai para o trabalho ansiosa, pois ia fazer a inscrição na USP, para fazer 'Letras', na segunda. 45 minutos depois, um ar-condicionado no 12° andar entra em curto-circuito, é o primeiro sinal da tragédia. O fogo se alastra por todo o edifício, e muitos morriam queimados ou saltando do prédio. Álvaro sobrevive ao incêndio, mas Volquimar não. Horas depois, Álvaro vai ao IML (Instituto Médico Legal) e encontra o corpo da irmã. Álvaro não tem coragem de contar para a mãe que Volquimar está morta, mas segundo ela, a filha reapareceu.
Nesses momentos tensos em que Walkyria Farias, mãe de Volquimar, interpretada no filme como Lucinda, sentia, ela vai até a 'Casa da Prece', de Chico Xavier, para falar com a filha. Na primeira vez, Volquimar pede para usar o cartão do alfabeto, que a família usava para comunicar com os mortos, e pede para ir no dia 13 de julho. 13 de julho de 74, com o auxílio do avô, escreve a carta e assina 5 vezes para mostrar a autenticidade da mensagem.
Na véspera da entrevista ao Linha Direta Mistério sobre a maldição do Joelma, Volquimar conversa com a mãe e diz que iria ajudá-la em todas as perguntas.
O Edifício Joelma, atualmente denominado edifício Praça da Bandeira.
*Fonte: Wikipedia