quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Programação dos 100 anos do Centro Espírita Cuiabá

Como já noticiado, o Centro Espírita Cuiabá (CEC), está comemorando 100 anos de existência. (Veja aqui). Evidenciando a importância da data, o médium Divaldo Pereira Franco fará uma participação nos dias que serão destinados a homenagear um dos mais antigos centros espíritas do Estado (Confiram mais detalhes da vinda do médium aqui).

Na grade de eventos que irão celebrar o centenário constam apresentações culturais e palestras. Confiram a programação:

12/02/2011, 20h: Conferência Pública Com o orador Espírita Divaldo Pereira Franco. Lançamento da Edição Comemorativa de OLE e OESE.
Local: Centro de Eventos do Pantanal

14/02/11, 20h: Grupo de Canto Arco-íris
Palestra: Gratidão ao Centro Espírita Cuiabá, ministrada por Marina Muller

16/02/11, 16h: Grupo de canto Vozes da Alegria
Palestra: Centro Espírita Cuiabá: Educandário de Luz, ministrada por Celma Lúcia Rocha

18/02/11, 20h: Grupo de canto Arco-íris
Palestra: Tributo aos Trabalhadores da Primeira Hora do Centro Espírita Cuibá, ministrada por Eleonora Cardoso

19/02/11, 20h: Grupo de canto Além da Voz
Palestra: O Papel do Centro Espírita Cuiabá na Sociedade: Ontem e Hoje, ministrada por Pedro Piloni

20/02/11, 9h: Grupo de canto Além da Voz
Palestra: Centro Espírita Cuiabá: Sua Origem e sua História, ministrada por Cristina Piloni

Os encontros dos dias 14 ao 20/02 serão na sede do Centro Espírita Cuiabá

24/02/2011, 19h30: Conferência Pública com o Presidente da FEB Nestor João Masotti. Lançamento do Livro Sobre a História do Centro: “Centro Espírita Cuiabá 1911 – 2011 – Cem anos iluminando consciências”.

25 e 26/02/2011, 20h: Apresentação da peça teatral “Centro Espírita Cuiabá, cem anos” com o Grupo de Teatro Além da Cena, sob a direção da Soraia de Fátima Martins Teodoro.
Local: Teatro Da Universidade Federal De Mato Grosso

Um pouco de história:* O Centro Espírita Cuiabá (CEC), originariamente denominado como Centro Espírita de Cuyabá, foi fundado em 24 de fevereiro de 1911, em Cuiabá, por um grupo de estudiosos do Espiritismo. Porém, o seu embrião foi formado 1906, na residência do senhor Rafael Verlangieri que, estimulado por Manuel Vianna de Carvalho e por Otaviano Pitaluga iniciou, juntamente com outros companheiros, as primeiras reuniões do Centro Espírita de Cuyabá.

O CEC foi o sexto Centro Espírita a surgir no Estado de Mato Grosso e o terceiro a ser fundado em Cuiabá. Resistindo às intempéries, por ter suas bases alicerçadas na rocha dos valores morais de seus fundadores, tornou-se uma Instituição centenária. No decorrer da sua história, favoreceu o surgimento de vários outros Centros Espíritas e, também, da própria Federação Espírita do Estado de Mato Grosso – FEEMT.

Os registros de parte da sua história podem ser encontrados na obra “Centro Espírita Cuiabá: 1911 – 2011 – Cem Anos Iluminando Consciências”, da jornalista e trabalhadora do Centro Espírita Cuiabá Maria Cristina de Carvalho Sousa Lima Piloni, Editora Entrelinhas, que será lançado nos dias da comemoração do centenário.

* Informações obtidas no site do CEC (www.centroespiritacuiaba.com.br).