terça-feira, 29 de dezembro de 2020

01 de Janeiro - Dia Mundial da Paz

Esta data foi criada em 1967 pelo então Papa Paulo VI.

Apesar de ter sido estabelecida por um Papa, a celebração não é restrita aos católicos. Na altura da sua criação, o Papa Paulo VI declarou a importância do envolvimento de todas as pessoas, independentemente da sua religião e, assim, esse dia passou a ser comemorado em muitos países do mundo.

O tema da comemoração de cada ano é escolhido pelo papa vigente. Milhares de pessoas assistem todos os anos o seu discurso no dia 1 de janeiro, que é tradicionalmente conhecido como a “Mensagem do Papa”. Há notícia de que o tema de 2021 será: “A cultura do cuidado como percurso para a paz”.

É importante, nesse contexto, reiterar que a paz é um conceito muito amplo e polissêmico. No caso do Dia Mundial da Paz, celebra-se não tão somente a busca pela paz relacionada com a quietude e a ausência de conflitos, mas também a paz que mude a realidade de muitas pessoas que sofrem com as desigualdades, a violência, a fome e a miséria. Desse modo, a paz, em alguns sentidos, pode representar uma transformação social que vise à inclusão universal das pessoas.

É claro que para a promoção da paz – ou para fazer que, pelo menos, ela avance mais –, é necessário algo muito maior do que uma data comemorativa universal. No entanto, o dia 1º de janeiro é muito importante para estabelecer uma reflexão sobre se e de que forma promoveremos a paz nas várias partes do mundo.

Calendarr e Brasil Escola