quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Preconceito espírita contra os livros de autoajuda

Por várias oportunidades, ouvimos alguns amigos espíritas dizerem que alguns livros não são espíritas, mas sim de autoajuda, sempre com ar de reprovação...

Existe aí um defeito de observação, afinal, o que faz uma obra ser espírita não é o seu gênero literário, mas sim a concordância com as Obras de Allan Kardec, e por isso ser chamada de: Básica.

Existem no mercado muitos livros ditos espíritas e até mediúnicos, mas sem guardar fidelidade com o que ensinam as Obras Fundamentais, sejam os autores encarnados ou não, que servem para entretenimento e até podem ser vistos como ficção, mas sem Kardec, sem Espiritismo.

Um estudo mais sério evidencia que TODA a Doutrina Espírita é autoajuda, afinal, não possui a finalidade de resolver os problemas do homem, mas de fornecer orientações, capacitá-lo, para que ele resolva seus próprios problemas, portanto, Autoajuda.

Sobre palestras espíritas

- “E então? Tem dado muitas palestras?!”

Ouvi esta pergunta cerca de onze anos atrás, na ocasião em que tinha a alegria de lançar meu primeiro romance mediúnico, O Pretoriano, pela Mundo Maior editora; mas, mesmo naquela época, mais inexperiente nos meios espíritas, a considerei meio cretina.

Ora. Apesar de guardar origens em família espírita, e desde os dezesseis anos ler ininterruptamente, pode-se dizer, aprofundando estudos na temática fascinante do que os Espíritos nos ensinam através de livros doutrinários ou romanceados, dentre outras correntes relacionadas ao assunto, eu apenas principiava, naquele tempo, a minha participação literária mais efetiva! Comecei com artigos, escrevendo para revistas eletrônicas e sites pessoais, em endereços virtuais que ainda mantenho. Mas os livros, esses, possuía uns dois engavetados em manuscrito; e só então, chegado aquele momento, em que tanto a família, quanto mentores e a espiritualidade assistente me compeliram a oferecer ao público o que começávamos a realizar, venci a inibição da iniciativa, para sair em busca da ampliação devida de horizontes neste sentido!

Nova exposição da FEB retrata o mundo do cinema

Em menos de um mês, a exposição Luz Além da Tela do Espaço Cultural da Federação Espírita Brasileira (FEB) já recebeu cerca de 500 visitantes que conferem uma exposição moderna e interativa em homenagem a obras cinematográficas como Nosso Lar, Chico Xavier, Bezerra de Menezes e As Mães de Chico Xavier. Móveis e figurinos dos filmes estão em exibição para o público, que conta ainda com apoio tecnológico para conhecer mais sobre as obras. 

Durante toda a programação ocorrerão cine-debates com exibição de filmes espiritualistas: Nosso Lar (12 de setembro), Festa no Céu (19 de setembro), Sexto Sentido (3 de outubro) e Os Outros (7 de novembro). Confira algumas fotos da exposição e visite-nos, a FEB está localizada na SGAN 603, Conjunto F Av. L2 Norte Brasília (DF). Outras informações: (61) 2101-6161.

Drogas: será com palavras que as tornaremos úteis?

Novamente o tema da legalização das drogas no Brasil volta à pauta, desta vez por meio de um julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre o porte para consumo próprio.

Mas antes mesmo de se pensar em uma alternativa tão intrigante e polêmica como a legalização de drogas, perguntamos: será que já esgotamos o assunto? Será que a sociedade já fez tudo ao seu alcance para evitar que substâncias tão viciantes, tóxicas e prejudiciais sejam liberadas?

Logicamente que não, aliás, estamos longe disso. É Chico Xavier quem nos adverte: “A propaganda contra o uso de drogas tem de ser maciça – nos intervalos dos shows, nas partidas de futebol, nas missas, nas reuniões espíritas... De meia em meia hora, a televisão deveria combater o problema, o rádio, o jornal... Os livros escolares deveriam, no processo de alfabetização, já começar esclarecendo a criança contra o perigo das drogas – um vírus que tem matado mais gente que os agentes viróticos mais violentos.” (O Evangelho de Chico Xavier)

Chá com bolo do LEAE

A nossa Casa anuncia mais um Chá com Bolo que acontecerá neste mês de setembro

Imagem ilustrativa
O Lar Espírita Aprendizes do Evangelho (LEAE) já está providenciando o cardápio para o Chá com Bolo do dia 20 de setembro. Os trabalhadores da Casa se empenham nos quitutes à espera de amigos, familiares, companheiros da doutrina e interessados em conhecê-la também.

Com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção do Lar, a Casa sempre promove eventos durante o ano. Além desse objetivo há ainda um desejo maior; de acordo com a presidente do LEAE, Marluce Feitosa, "além de nos reunirmos, de confraternizarmos, vejo que a importância maior é a divulgação do Espiritismo; tanto que para este Chá decidimos fazer uma breve apresentação para falarmos um pouco sobre a doutrina".

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Clube do Livro Espírita permite que sócios façam suas escolhas

O Clube do Livro promovido pelo WhatsApp Espírita anunciou uma novidade especial. Agora cada sócio poderá escolher qual livro deseja receber. As opções incluem romances e doutrinários.

Para os mês de setembro estão disponíveis as obras "O Amanhã Começa Hoje", "O Anjo da Guarda" e "Milagre - Fato Natural ou Sobrenatural?", todos lançamentos com frete gratuito para todo o Brasil.

Quem desejar também pode adquirir os livros separadamente, sem com isso se tornar sócio do Clube.