sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Inclusão de objetos de Chico Xavier em leilão gera polêmica em Uberaba

Vereador quer que objetos sejam destinados ao Memorial Chico Xavier. Filho do médium e organizadores afirmam que leilão dos itens será realizado

Objetos do médium Chico Xavier serão leiloados (Foto: Edna Manzan Perin/Divulgação)
A inclusão de objetos pessoais do médium Chico Xavier em um leilão beneficente em Uberaba gerou polêmica. A Câmara Municipal quer que os objetos sejam destinados ao Memorial Chico Xavier, que está prestes a ser inaugurado. Os organizadores do leilão, que será realizado neste mês, garantem que até o Ministério Público já foi consultado e que as peças serão leiloadas. Os itens que estarão disponíveis em um dos lotes são um busto, uma boina e óculos do médium.

O objetivo do leilão beneficente é captar recursos para o Instituto Boa Fé investir na compra de medicamentos para pacientes do Hospital Doutor Hélio Angotti e para o Rotary Club adquirir aparelhos de audiometria destinado à Escola para Surdos Dulce de Oliveira.


Por iniciativa do presidente da Câmara, Luiz Humberto Dutra (SD), um requerimento foi encaminhado aos organizadores do evento e ao filho do médium, Eurípedes Higino, solicitando que tais objetos sejam destinados ao Memorial Chico Xavier. "O valor que será arrecado não chegará perto do valor histórico que isso tem e não vai resolver o problema do hospital. [...] São objetos que têm um grande valor histórico e que devem ser preservados", disse Luiz Dutra ao MGTV.

Já Eurípedes Higino revela que um advogado já está acompanhando o caso para garantir que a venda aconteça. "Tenho certeza que se ele (Chico Xavier) aqui estivesse, seria o primeiro a falar 'filho, leva aquilo que você quiser, pois na dor sempre caminhamos juntos'".

Os organizadores do leilão também já se preparam para continuar com a ideia de leiloar as peças. E garantem que até o Ministério Público já foi consultado. "Tive uma reunião com o procurador da República, Thales Messias, que me posicinou sobre o trabalho que o Ministério Público tem feito em relação aos bens que Chico Xavier deixou. Está completamente dentro da legalidade a doação que nos foi feita", disse o presidente do Rotary, Arlindo Félix.

O Leilão Beneficente Arca de Noé será realizado no dia 29 de agosto, a partir das 12h, no Jockey Park. A expectativa, segundo os organizadores, é arrecadar mais de R$ 120 mil com todos objetos leiloados, mais R$ 20 mil provenientes de corrente solidária. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 9695-5578.

*Notícia extraída do site G1