quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Aniversário de Allan Kardec - 3 de outubro


Nesta quarta, 3 de outubro de 2012, comemoramos o 208º aniversário de nascimento de Allan Kardec, o codificador das instruções dos Espíritos amigos para a formatação da Doutrina Espírita.

Nascido Hippolyte Léon Denizard Rivail, o nobre pedagogo francês é mais do que credor de nossa lembrança e reconhecimento pela vida e obra.

Nascido em 1804, homem de grande saber e figura eminente à sua época, dedica-se aos 50 anos de idade a estudar os factos espíritas. Céptico, a princípio, descobre ali as leis que regem o mundo dos espíritos. Por muitos considerado o pai do espiritismo, não o foi, mas sim, o codificador da doutrina espírita ( ou espiritismo). Deixou obra feita e depois do seu desenlace ningué m pode conhecer bem o espiritismo sem conhecer essa figura inesquecível que foi Allan Kardec. 

Muitas pessoas confundem Allan Kardec, o codificador do espiritismo, com o pai religioso da doutrina espírita, como se esta fosse uma religião e tivesse um iniciador. Com o espiritismo, as coisas foram bem diferentes. Os factos espíritas espalharam-se por todo o mundo e os ensinos que os espíritos davam, por intermédio de numerosíssimos médiuns, eram conformes, sem que os médiuns se conhecessem ou se tivessem contactado. Nasce assim a doutrina espírita ou doutrina dos espíritos mais propriamente, pois foram estes que a trouxeram aos homens. Daí, o espiritismo não ter paternidade terrena. Ninguém é seu autor, mas sim a falange de espíritos superiores que vieram trazer à Terra o Consolador prometido por Jesus, hà dois mil anos.

*Baseado no texto publicado no site do Jornal de Caldas.