sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Simonetti lança livro “Para Ler e Refletir - Temas da Atualidade”

Vida em outro planeta, ecologia, câncer, depressão, atividade profissional, casamento gay... Esses e muitos outros assuntos relevantes do século XXI são comentados sob a doutrina espírita no livro “Para Ler e Refletir – Temas da Atualidade”, de Richard Simonetti, pela editora Ceac, do Centro Espírita Amor e Caridade.

A obra será lançada nesse domingo (1), às 9h, com palestra e sessão de autógrafos, no Ceac. (Veja no quadro abaixo a agenda completa do lançamento).

No formato de perguntas e respostas, o livro é dividido nas temáticas de ciência, filosofia e religião.

O autor deixa claro que seus comentários não são inquestionáveis; ao contrário, a intenção é instigar a reflexão e o debate.


Aliás, foi a partir do contato com seus leitores e das dúvidas entre os ouvintes de suas palestras que Richard selecionou 50 temas, com 400 repostas à luz do conhecimento doutrinário.

“A decodificação do espiritismo ocorreu há 158 anos e, claro, muitos assuntos de hoje não foram contemplados”, justifica.

Biblioteca

Nascido em Bauru há 80 anos, Richard Simonetti publicou seu primeiro livro em 1970. De lá para cá, foram cinco romances e várias obras de estudo da doutrina, em diversos formatos. Um deles, uma cartilha sobre suicídio, por exemplo, já tem tradução em sete idiomas. Só o título “Quem tem medo da morte” vendeu mais de 300 mil exemplares. Este é seu 59.o livro e o de número 60 já começou a ser escrito; será um romance previsto para ser lançado já no próximo ano.

O segredo, segundo o autor, é ler muito e escrever textos acessíveis. “Uso linguagem simples, bem-humorada e de fácil entendimento. Kardec escreveu no século XIX e era erudito, não é fácil entender. Gosto de trocar e atualizar os termos, até ir clareando”, comenta.

Outro recurso é ilustrar seus escritos e palestras com muitas histórias. “Recebemos muita informação e às vezes as pessoas esquecem o conteúdo básico, mas sempre lembram das histórias, pois se identificam”.

Além disso, Richard sempre foi um leitor voraz. “Aos 15 anos já tinha lido as principais obras do espiritismo. Além da obra toda de Alan Kardec, meus preferidos são o livros do espírito André Luiz”, destaca o escritor, lembrando que o mais conhecido é o título “Nosso lar”, psicografado por Chico Xavier.

Mesmo aposentado, o escritor concilia a literatura com uma agenda cheia devido aos cursos, palestras e compromissos do Ceac, onde é vice-presidente. “Tem que ter disciplina. Por isso, escrevo toda manhã; e escutando uma música bem suave”.

O resultado pode ser visto na produção da editora Ceac, que já tem cerca de 90 títulos, incluindo Richard e diversos outros autores. Os recursos obtidos com a venda mantêm obras sociais do centro.

Serviço:

Título: Para Ler e Refletir – Temas da Atualidade
Autor: Richard Simonetti
Gênero: Perguntas e Respostas / Temas atuais
Formato: 14x21
Páginas: 256
Preço Médio: R$ 33,00

*Notícia extraída do site JCNet