sexta-feira, 20 de março de 2015

Médicos pesquisam influência do passe para tratar a ansiedade

Pesquisa da Unesp estuda união entre tratamento espiritual e médico. Trabalho é realizado por médicos da Associação Espírita de Botucatu (SP)

Passe simples sendo aplicado pelo grupo mediúnico (Foto: Isabela Ribeiro/ G1)

Um grupo de oito médicos da Associação Espírita de Médicos de Botucatu (SP) se reuniu para pesquisar a influência da terapêutica energética do “passe” espírita na redução da ansiedade. A técnica, originada das práticas de cura do cristianismo primitivo, consiste basicamente na imposição de mãos sobre uma pessoa, a fim de transferir boas energias e tratar o lado espiritual de quem recebe o “passe”.

A pesquisa teve início em 2014 e está em fase de desenvolvimento na Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). De acordo com o médico infectologista Ricardo de Souza Cavalcante, a inspiração para a pesquisa surgiu de outro grupo de médicos, de São Paulo, que iniciou um estudo sobre a eficácia de uma técnica semelhante, o Reiki, de origem japonesa.

STF convida religiões para discutir o ensino religioso nas escolas

Entidades religiosas foram convidadas a participarem de uma audiência pública organizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir o ensino religioso nas escolas públicas.

O evento foi marcado para o dia 15 de junho e fará parte de um processo aberto por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que pede que a Corte reconheça que o ensino religioso é de natureza não confessional. A ADI pede que a contratação de professores “representantes de confissões religiosas” seja proibida para dar este tipo de aula.

Para este debate o STF convidou representantes de diferentes religiões como a Confederação Israelita do Brasil (Conib); Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Convenção Batista Brasileira (CBB); Federação Brasileira de Umbanda (FBU); Federação Espírita Brasileira (FEB); Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras); Igreja Assembleia de Deus; Liga Humanista Secular do Brasil (LIHS); Sociedade Budista do Brasil (SBB) e Testemunhas de Jeová.

USP incorpora dimensão espiritual a tratamento médico

Depoimentos dos pacientes revelam que eles se sentem mais humanizados com a abordagem espiritualizada

Além da neuroquímica

O exercício da medicina e a formação dos médicos raramente levam em consideração aspectos como religião e espiritualidade no contato com os pacientes.

Isso apesar da lida diária desses profissionais com a saúde humana, o que com frequência é sinônimo de lidar com o sofrimento alheio, a dor e a morte.

Para o psiquiatra Frederico Camelo Leão, independentemente das crenças pessoais do médico, ele deve estar preparado para lidar com a dimensão espiritual.

"O paciente demanda isso", afirma o pesquisador da Faculdade de Medicina da USP.

Vida após a morte não é apenas um assunto da religião espírita, diz especialista

“Encontros e Desencontros no Plano Espiritual”, esse foi o tema abordado pela professora Sandra Borba, pernambucana, radicada no Rio Grande do Norte, doutora em História e Filosofia da Educação e uma respeitada estudiosa da doutrina espírita.
O encontro gratuito aconteceu no anfiteatro da Faculdade de Pato Branco (Fadep). Segundo Sandra, o tema se relaciona com a obra “O Céu e o Inferno”, de Allan Kardec, que completa 150 anos de lançamento em 2015.
A obra é o quarto livro da chamada Codificação Espírita. Sandra explica que em sua primeira parte a obra reflete sobre aspectos da imortalidade da alma, para na sequência trazer depoimentos de espíritos, coletados por Allan Kardec e seus colaboradores, sobre o momento da morte e as relações que se sucedem a ela.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Como entrar em sintonia com os espíritos benfeitores?

Se a capacidade de entrarmos em relação com o mundo espiritual e os espíritos é um potencial que todos temos, em maior ou menor grau, o que é necessário para entrarmos em sintonia com os guias espirituais, ou seja, com os espíritos benfeitores?

Vejamos o que diz um trecho do capítulo 13, do livro Nos Domínios da Mediunidade, do espírito André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier:

“Em matéria de mediunidade, não nos esqueçamos do pensamento. Nossa alma vive onde se lhe situa o coração. Caminharemos, ao influxo de nossas próprias criações, seja onde for. A gravitação no campo mental é tão incisiva, quanto na esfera da experiência física. Servindo ao progresso geral, move-se a alma na glória do bem. Emparedando-se no egoísmo, arrasta-se, em desequilíbrio, sob as trevas do mal. A Lei Divina é o Bem de todos.”

Reforma íntima sem sofrimento

É possível realizar sua reforma íntima sem sofrimento? Compreende mais ou menos o que ela exige de você? Sim, porque há algumas exigências que você deve observar. Mas isso também não quer dizer que você terá que mudar tudo, começar tudo de novo. Afinal, estamos falando de reforma, não de construção. Não se trata de começar do zero, mas de aproveitar a base construída por você através de inúmeras reencarnações. Sobre esta base são efetuados alguns ajustes. Saem algumas partes, outras são acrescentadas.

Talvez nada seja tão imprescindível para a reforma íntima quanto o gosto de aprender, a aceitação de que somos aprendizes, que estamos aqui para aprender e que o aprendizado se oferece para nós todos os dias. Basta aceitá-lo, observá-lo e apreendê-lo. É preciso ter coragem para mudar conceitos, para se dar conta de que algumas opiniões que juntamos pelo caminho simplesmente não têm mais serventia, e devem ser abandonadas.

Curso de Passe no LEAE

O passe na casa espírita representa um bom recurso de auxílio às pessoas que estejam enfermas, ou desgastadas emocionalmente ou, ainda, sob assédio de maus espíritos. Essa troca de energia é benéfica não só para aqueles que o recebem mas também para os que contribuem para sua realização. Realmente uma troca mesmo.

Reconhecendo a importância do tema, o LEAE promove neste mês, dia 15, um Curso de Passe. Com duração de três horas, das 15 às 18, o encontro será na própria sede do LEAE. Os interessados podem enviar e-mail para aprendizesdoevangelho@gmail.com

Sobre o passe

Desde os tempos mais antigos, a imposição das mãos é uma das fórmulas usadas pelas pessoas para auxiliar os enfermos ou afastar deles as más influências espirituais. Em muitos trechos da Bíblia, vemos Jesus e seus discípulos imporem as mãos sobre os necessitados, rogando a Deus que os curassem. Jesus fez largo uso dessa prática e disse que, se quiséssemos, poderíamos fazer o mesmo.

Padre Fábio de Melo - A Liturgia do Tempo

Nesta bela exposição, o Padre Fábio de Mello nos traz uma belíssima reflexão sobre como descobrirmos a verdadeira essência do amor explicando as fases pelas quais passamos, principalmente sobre a velhice. Faz ainda contextualização com a utilidade do ser humano e como lidar com essa dificuldade e / ou oportunidade.

Vejam o vídeo:




Curta metragem aborda O Livro dos Médiuns

Curta em Comemoração aos 150 anos de O LIVRO DOS MÉDIUNS, completados em 2011, realizado pelo Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) da Comunidade Espirita Esperança. 

Este filme retrata o início das manifestações espirituais nos EUA e sociedade Europeia da época, que brincava com as comunicações com os espíritos.

É um filme de época mas com recursos e visual atual e ao mesmo tempo uma comédia baseada em Charles Chaplin, no século passado.

O objetivo deste curta é realmente entreter, divertir e informar, pois o assunto é sério demais, então para não produzirmos algo sisudo, resolvemos tratar de forma mais leve e divertida pois já adotamos de forma séria todos os compromissos com a Doutrina Espirita.

Vejam o vídeo:



terça-feira, 3 de março de 2015

Sugestões úteis

Tantas vezes você reclama de pessoas ou situações e não se dá conta de que nem sempre agiu como deveria.
Diz que ninguém entende os seus sonhos, ninguém leva em conta os seus problemas, e que raramente consegue o que deseja.
Todavia, vale a pena observar algumas sugestões úteis.
Para ser ouvido, fale.
Para ser compreendido, exponha claramente as suas ideias, sem jamais abrir mão daquelas que julga fundamentais apenas para que os outros o aceitem.
Acima de tudo, busque o prazer antes do sucesso, a autorrealização antes do dinheiro, fazer bem feito antes de pensar em obter qualquer recompensa.
Nada tem graça se não for leve para o seu Espírito, bom para o seu corpo, e agradável para o seu coração.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Um pouco da história do Espiritismo

O fenômeno espírita é universal e a doutrina que dele se levanta também o é, porque pode ser confirmada a qualquer hora.


Allan Kardec em seu livrinho “O que é o Espiritismo”, definindo a ciência nova a que tinha dedicado seus últimos anos, escreveu:

“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”.

Isso, em 1859, dois anos depois da edição de O Livro dos Espíritos.

Em 1893, trinta e quatro anos depois, Gabriel Delanne, em “O Fenômeno espírita”, também define o Espiritismo apenas como ciência.

Vejamos o que ele disse:

“O Espiritismo é uma ciência cujo fim é a demonstração experimental da existência da alma e sua imortalidade por meio de comunicações com aqueles aos quais impropriamente se tem chamado mortos”.

Veja bem: a finalidade do fenômeno, segundo Delanne, era apenas demonstrar a existência da alma e de sua imortalidade. Só isso. Nada mais.

Por que, em ambas as definições, não se dá qualquer destaque à filosofia e à religião? (Mais tarde, Kardec vai melhorar o conceito, ampliando o campo de abrangência da doutrina, dizendo que o “Espiritismo é uma ciência e uma filosofia com consequências morais”.)

Porque ninguém, naquelas alturas, nem mesmo Kardec, poderia imaginar que por trás dos fenômenos estava surgindo uma ciência nova, uma filosofia plena e uma nova maneira de ver a vida.

Serf promove sessão pipoca com o filme O Céu é de Verdade

A Sociedade Espírita Recanto Fraterno (Serf), localizada no bairro Recanto dos Pássaros, em Cuiabá, está promovendo uma sessão de cinema com o filme O Céu é a Verdade, no Cinépolis - Shopping 3 Américas.

O evento será dia 28 de março, último sábado do mês, às 10h30. O ingresso está sendo vendido a R$ 20,00 com direito, além do filme, à pipoca e refrigerante de 500 ml.

Os interessados em adquirir ingressos ou saber mais do evento ligar para a responsável, Gladis, 9253 0903.

Filme

Baseado no best-seller de mesmo nome, O Céu é De Verdade traz para as telas a história real que inspirou milhões ao redor do mundo; sobre a extraordinária experiência que mudou a vida de um garoto, e a busca de um pai por coragem e convicção para partilhar a descoberta de seu filho com o mundo.

Divaldo Franco, o filme

Um filme sobre a vida e a obra de Divaldo Franco será produzido pela cearense Estação da Luz. O empresário Luís Eduardo Girão, controlador da produtora, fechou contrato com o médium baiano, considerado o substituto de Chico Xavier e respeitado internacionalmente. 

Além do trabalho de Divaldo, a película apresentará a Mansão do Caminho, projeto social que atende crianças pobres da periferia de Salvador, mantida com a venda dos livros psicografados pelo médium. 

O filme será dirigido pelo cearense Gláuber Filho, que traz no currículo Bezerra de Menezes - O diário de um espírito. A Estação da Luz, que também produziu As Mães de Chico Xavier, abriu espaços para a temática da espiritualidade no cenário nacional. A Mansão do Caminho receberá dividendos.

Vamos aguardar!

*Notícia extraída do site O Povo On Line.