quarta-feira, 23 de abril de 2014

LEAE promove ciclo de palestras sobre qualidade de vida e higiene

Na ativa e crescendo. Assim podemos descrever o “Projeto Gotas de Luz” planejado pelo Lar Espírita Aprendizes do Evangelho (LEAE). Prova disso é o ciclo de palestras que o Projeto está promovendo na comunidade do Barreirinho.

Alguns profissionais da área de Saúde e Nutrição estão sendo convidados a ministrar palestras abordando assuntos sobre higiene pessoal e bucal, nutrição e aproveitamento de alimentos. 

O primeiro encontro, dia 05 deste mês, foi com a dentista Dra. Juliana Moreno do Nascimento que atua pela manhã no Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE) e no período da tarde faz parte do Programa do Governo Federal, Saúde na Escola, dando palestras de saúde bucal nas escolas. 


Na ocasião Dra. Juliana apresentou às crianças e às mães, que também compareceram, explicou a importância da higiene bucal destacando que é uma das medidas mais importantes para manter dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. 

Salientou de forma bem dinâmica, até mesmo grande presença do público infantil, que existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais como escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente e usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.

De acordo com a presidente do LEAE, Marluce Feitosa, a “palestra sobre Higiene Bucal foi muito proveitosa. As crianças e mães perceberam a importância de escovar bem os dentes e mantê-los sempre limpo.”

Sônia Josete Ribeiro, trabalhadora da Casa e colaboradora do Projeto, acha que a assistência à comunidade Barreirinho ainda vai gerar muitos frutos: “Temos dado diversos tipos de assistência a esta comunidade. Neste ano estamos começando um trabalho de conscientização, através de palestras. Queremos conscientizar a respeito de higiene pessoal (corpo), relacionamentos, comportamentos, manipulação de alimentos, cuidados com o ambiente onde vivemos etc”. 

Sônia e o marido, Joel Delatorre Dias, estão bastante empenhados com o Projeto Gotas de Luz. Foram através deles que conseguiram o espaço para a realização do evento através da Secretaria de Educação de Santo Antônio. “Solicitamos a liberação de duas salas de aula para podermos realizar as palestras e outros eventos e conseguimos”, felicita Sônia.

Através deles, também, foi que se deu o contato com a Dra. Juliana. “Ela está frequentando o Centro Espírita Cuiabá há um ano e meio, também já está frequentando os estudos. Nosso contato com ela foi através de amigos em comum. Com certeza a espiritualidade encaminhou Juliana para esse projeto”, acredita Sônia.

O casal e outros colaboradores do LEAE já planejam as próximas palestras. Ainda sem data definida haverão mais encontros com a Dra. Juliana e outros profissionais. De acordo com professora Marcia Regina Inácio, o próximo encontro poderá ser sobre Aproveitamento de Alimentos, com a nutricionista Denise de Fátima Inácio Souza, também sem data certa.

Márcia Regina também acredita no projeto e teve sua participação bastante ativa. “Para o próximo encontro de higiene bucal já poderemos oferecer kits para a higiene dos participantes”, conta ela. A professora conseguiu com a Secretaria de Saúde de Cuiabá, através da Coordenadoria de Saúde Bucal 50 kits que contém escova, pasta de dente fio dental.  “Este foi o início de uma parceria. Não podemos confirmar que sempre teremos esses brindes, confirmamos nosso empenho em sempre tentar obtê-los”, afirma Márcia Regina.

Saiba mais sobre o Projeto Gotas de Luz aqui.

Vejam algumas fotos do evento: