terça-feira, 26 de junho de 2012

RJ: sindicato considera lei de ensino religioso inconstitucional

A partir do próximo semestre, alunos do Ensino Fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro vão contar com a disciplina de religião na grade curricular. A novidade, no entanto, está causando polêmica mesmo antes do começo das aulas depois do recesso de julho.

Em entrevista à Agência Brasil, nesta segunda-feira, o coordenador do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), professor Sérgio Paulo, disse que a iniciativa da prefeitura vai contra a Constituição. "Ela (a lei) tem dois problemas inconstitucionais do nosso ponto de vista: um é o de concepção, religião não pode ser ofertada obrigatoriamente em escola pública. Deve ser uma interação familiar do aluno e da aluna.

Quatro religiões serão ensinadas para alunos de escolas municipais do RJ

A proposta partiu do poder Executivo e foi aprovada pela Câmara da capital fluminense em outubro do ano passado

A partir do segundo semestre deste ano alunos do 1º e do 3º ano do ensino fundamental de 80 escolas da rede municipal do Rio de Janeiro passarão a ter aulas de ensino religioso.

A prefeitura já contratou 100 professores de religião, sendo 45 católicos, 35 evangélicos, dez espíritas e dez de religiões afro-brasileiras.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Saco de batatas

O professor pediu para que os alunos levassem batatas e uma bolsa de plástico para a aula. Ele pediu para que separassem uma batata para cada pessoa de quem sentiam mágoas, escrevessem os seus nomes nas batatas e as colocassem dentro da bolsa.

Algumas das bolsas ficaram muito pesadas. A tarefa consistia em, durante uma semana, levar a todos os lados a bolsa com batatas. Naturalmente a condição das batatas foi se deteriorando com o tempo.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Lançamento de Paulo e Estêvão para jovens leitores

Não estrague o seu dia

Nunca estrague seu dia!
Você já experimentou, alguma vez, aquele amanhecer sombrio, em que tudo lhe parece amargo? Esses dias aparentemente têm os mesmos aspectos para todos nós, mas são vividos de maneira diferente por cada indivíduo.

Alguns ficam tristes e quase calados. Buscam isolar-se para evitar qualquer contato com alguém que lhes faça perguntas sobre o que está acontecendo, porque está assim, etc. Outros deixam o mau humor dirigir seus passos e, em poucos minutos, azedam todo o ambiente em que se encontram. Distribuem gestos bruscos, falam com irritação, respondem com azedume, culpam os outros por tudo de errado que acontece.

Abraço de filho

Abraço de filho deveria ser receitado por médico.

Há um poder de cura no abraço que ainda desconhecemos.

Abraço cura ódio. Abraço cura ressentimento. Cura cansaço. Cura tristeza.

Quando abraçamos soltamos amarras. Perdemos por instantes as coisas que nos têm feito perder a calma, a paz, a alma... Quando abraçamos baixamos defesas e permitimos que o outro se aproxime do nosso coração. Os braços se abrem e os corações se aconchegam de uma forma única. E nada como o abraço de um filho... Abraço de Eu amo você. Abraço de Que bom que você está aqui.

Filho de Chico Xavier fala do legado do pai

Completando 10 anos de sua morte em junho, Francisco Cândido Xavier, conhecido por todos como Chico Xavier, foi um dos responsáveis pela grande propagação do espiritismo no país. Ao falecer, quem assumiu legalmente toda a responsabilidade administrativa de suas obras, foi seu único filho (adotivo) Eurípedes Humberto Higino Ferreira.

Em entrevista, Higino relatou trechos da trajetória do pai, as adversidades, as verdadeiras amizades, os projetos sociais, a "Casa de Prece" e, principalmente, as palavras que seu pai sempre lhe dizia. Eurípedes expôs também as trajetórias em outras vidas que teve ao lado do pai e revelou sobre sua vida passada, na qual afirmou ser José Cândido, irmão de Chico, e que sempre foi seu “para-choques” por várias encarnações.