segunda-feira, 29 de agosto de 2011

4ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida

Em sua quarta edição, evento pretende garantir a vida e pressionar para aprovação do PL do Estatuto do Nascituro

O Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto promove, no dia 31 de agosto, mais uma edição da Marcha Nacional da Cidadania pela Vida . O objetivo do evento é garantir que a vida seja respeitada, dignificada e valorizada. Além desse, pretende fazer voz à aprovação do Projeto de Lei (nº 478/2007) que trata de estabelecer o “Estatuto da Criança por Nascer”, mais conhecido como “Estatuto do Nascituro”.

Entrevista com a autora do livro 'Mentes Perigosas...

... - O psicopata mora ao lado'

“O ensinamento de ética, solidariedade e altruísmo inicia-se no berço”

A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva (foto), nossa entrevistada da semana, é médica-psiquiatra e escritora, além de professora Honoris Causa pela UniFMU (SP) e presidente da AEDDA – Associação dos Estudos do Distúrbio de Déficit de Atenção (SP).

Diretora das clínicas Medicina do Comportamento no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde faz atendimento aos pacientes e supervisão dos profissionais da sua equipe (médicos e psicólogos), realiza palestras, conferências, consultorias e entrevistas sobre variados temas do comportamento humano. Na entrevista seguinte, ela nos fala sobre os temas psicopatia e bullying, por ela examinados a partir do seu trabalho como escritora e terapeuta do comportamento humano.

I Jornada Centro-Oeste da Associação Médico-Espírita

Acontece nos dias 23 e 24 de setembro, a I JORNADA DAS AMEs CENTRO OESTE, que conta com a participação de Dra. Marlene Nobre, Roberto Lúcio Souza, Andrei Moreira, Jorge Daher, Décio Iandoli, João Ascenso e Eliana Oliveira.

A jornada será no Memorial Darcy Ribeiro, na Praça Maior do Campus Universitário Darcy Ribeiro - UnB

Apenas pensamento positivo...

Para começarmos melhores ainda a semana...

"Para falar sobre o assunto 'Pensamento Positivo', temos que convir que irá provocar alguma polêmica, pois é lógico que existem muitos casos em que SÓ o pensamento positivo não resolve, então vamos considerar que é preciso pensar-se positivamente em tudo aquilo que formos tentar, pois uma coisa é certa, ou seja, para TUDO que formos empreender, há que se ter positividade.

Temos que iniciar uma coisa, uma ação, um namoro, ou mesmo uma briga, com a idéia de que vai dar certo, e tudo fazer para que realmente dê certo.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Os sábios vencem a culpa

Por Cristian Macedo
cristianmacedo@potencial.net
Porto Alegre, Rio Grande do Sul (Brasil)

(Sobre o item 1009 d´O Livro dos Espíritos)


A culpa dentro de nós

A culpa mora em nossa mente. Foi colocada lá. Isso faz com que muitas vezes não consigamos, racionalmente, entendê-la. Ela não é lógica... ela não é natural.

Diante de alguns atos, sentimos um mal-estar sem fundamento lógico. É a sensação do pecado, logo da culpa.

Não estou falando dos crimes, das ações imorais. Estas, pela lógica, você chega à conclusão de que são erradas e repreensíveis. Falo dos atos naturais, que são tidos como pecaminosos e imorais.

Artigo: Ensine-me a perdoar

Por Liana D’ Menezes

De todas as expressões que venho ouvindo ao longo dos anos em relação ao perdão, existe uma que me tocou tão profundamente o coração, que sempre me lembro dos olhos e da expressão inflexível de Marília, amiga querida que há anos não vejo.

Insistia Marília não ser capaz de perdoar, embora reconhecesse a sensação amarga de desconforto que carregava dentro do peito. O perdão, afirmava, não fazia parte do seu vocabulário, nem tampouco das ações diárias.

Lirvo sobre depressão analisa a questão de forma médica e espiritual

Três médicos da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais, conhecidos internacionalmente, publicaram pela Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-BRASIL) o livro “Depressão: abordagem médico-espírita” (São Paulo: Associação Médico-Espírita do Brasil, 2ª. edição, 2006. 192 p.)

Trata-se de uma coletânea de textos sobre o assunto. Sua abordagem é interessante, porque baseia-se em revisões de literatura e publicações sobre o tema de duas fontes distintas: fontes de pesquisa médica e fontes espíritas. O livro emprega uma linguagem direta e clara, porque é voltado ao grande público, apesar de tratar de alguns temas técnicos.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Palestra do dia 29 de agosto

Dia 29 de agosto, teremos a palestra "Erguer e ajudar", ministrada pela Rosária.


Todos os temas das palestras desse ano estão no livro Fonte Viva psicografado por Francisco Cândido Xavier, ditado por Emmanuel.


Segue o texto de embasamento:
_______________________________________________________________

“E ele, dando-lhe a mão, a levantou...” – (Atos, 9:41.)
________________________________________________________________

As vibrações e nós

As vibrações são parte integrante da nossa existência, no corpo físico ou no espírito, tudo que pensamos ou sentimos são vibrações, que podem ser positivas ou não.

Diante disso, devemos estar alerta e vigilantes quanto ao que estamos pensando ou sentindo, porque poderemos trazer muitos transtornos a nós mesmos.

Livros Espíritas nas Escolas

Com várias obras já publicadas pela Editora da FEB, os livros de Adeilson Sales, que tem como foco o público infanto-juvenil, vêm sendo adotados atualmente em escolas públicas e particulares. Títulos, como 'O segredo da onça pintada' e 'Um mundo sem livros' são duas das obras que estão sendo utilizados em escolas de estados como Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Sentido do Matrimônio


O café da manhã que mamãe preparava era maravilhoso! Embora fôssemos uma família humilde, minha mãe sempre preparava com muito carinho a primeira refeição do dia. Era ovo frito com farinha, outro dia era ovo escaldado, depois era bife com pão, lingüiça com ovo e pão... Tudo feito com simplicidade.

Ao acordar, naquela manhã, quando retornei da 'lua-de-mel', para ir ao trabalho pensei que encontraria a mesa posta, o café da manhã preparado.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

"Repórter de Chico Xavier" prepara novo livro com revelações inéditas

Depois de ser o organizador do livro “As Mães de Chico Xavier”, o jornalista Saulo Gomes, considerado um dos maiores repórteres do país, promete revelar fatos inéditos sobre o médium em outra publicação.

Terceiro livro sobre Chico Xavier, feito por Saulo, de nome "Nosso Chico", tem previsão de lançamento para início de 2012.

Parar para ouvir...

Como anda sua habilidade para ouvir os outros?
Você tem paciência de parar para escutar alguém?
Eis algumas reflexões importantes sobre o tema:

Estréia em outubro: "O Filme dos Espíritos"

Mais uma produção cinematográfica com temática espírita será lançada em ainda este ano. A Fundação Espírita André Luiz levará às telas de cinema do Brasil, através da Paris Filmes, “O Filme dos Espíritos”, no dia 07 de outubro.


"O Filme dos Espíritos" conta a história de Bruno Alves, que, por volta dos 40 anos, perde a mulher e se vê completamente abalado. A perda do emprego se soma à sua profunda tristeza e o suicídio lhe parece à única saída. A partir daí, ele entra em contato com 'O Livro dos Espíritos', e o personagem inicia a sua compreensão dos mistérios da vida espiritual e grandes enigmas existenciais humanos são explicados como: De onde viemos e para onde vamos, as relações entre o mundo espiritual e o mundo material, e tantos outros pontos explicáveis através da obra O Livro dos Espiritos, escrito por Allan Kardec em 1857 e inspiração para produção do filme.

Veja o trailer oficial:

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O espírita e a morte da cantora inglesa Amy Winehouse

*Artigo escrito por WELLINGTON BALBO, publicado na revista O Consolador em 31 de julho.

Vi pela televisão a notícia da morte da cantora inglesa Amy Winehouse.

Diz a polícia que está investigando a causa, mas levantam a hipótese de overdose. O álcool e as drogas em geral são motivos de tortura para o Espírito, pois ele sofre um bocado em consequência de seus vícios.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Defeitos do Outro

Segue um vídeo que, como apresentação em Power Point, foi recebido por e-mail.
Boa reflexão sobre tolerância, humildade, compreensão e, claro, amor.


Decisão pela vida


No último fim de semana de maio de 1995, o ator Christopher Reeve, mais conhecido como o Super-homem, participava de uma competição hípica e sofreu uma queda.

Seu corpo, de um metro e noventa e três centímetros e noventa e sete quilos, aterrissou de cabeça, quebrando duas vértebras cervicais.

Quando o médico lhe disse que deveria passar por uma delicada cirurgia e que talvez não sobrevivesse, ele pensou em morrer.

Agenda de 2012 espírita!

A Federação Espírita Brasileira (FEB), numa ação inédita, lança no mercado editorial espírita nacional esta agenda exclusiva em comemoração dos 70 anos do emocionante romance histórico "Paulo e Estevão", sob a narrativa de Emmanuel e Psicografia de Chico Xavier, publicado pela editora da FEB.

Porém, o produto ainda está indisponível pela Editora da Federação, assim como o valor a que será vendido.

Vamos aguardar!

Pais e mães bem resolvidos


Os pais, mesmo que sintam dificuldades no desempenho de seus papéis, são responsáveis diretos por seus filhos, pelas decisões que assumem ou que deixam de assumir no território da proteção e da educação profunda. Por educação profunda, compreendemos não somente a ação de “formatar” hábitos básicos, embora importantes, como: “arrumar a cama ao levantar”, mas associamos, nesse conceito, todos os esforços dos pais para o desenvolvimento pleno de seus filhos, sobretudo, como cultivadores do amor e de espiritualidade.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Palestra do dia 22 de agosto

Na próxima segunda-feira, dia 22 de agosto, teremos a palestra "A Boa Parte", ministrada pela Noeme.
Todos os temas das palestras desse ano estão no livro Fonte Viva psicografado por Francisco Cândido Xavier, ditado por Emmanuel.
Segue o texto de embasamento:
_______________________________________________________________

“Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada.” – Jesus. (Lucas, 10:42.)
________________________________________________________________

Últimos lançamentos espíritas

Esses são livros recém lançados elencados pela revista O Consolador nesta semana. Mais posts com lançamentos desse ano ainda serão colocados, fiquem atentos!
Sementes do Amor Divino
Autor (a): Alda Maria Salazar Silva / Espírito: Irmã Tereza
Editora: CEMFS
Gênero: Romance
Páginas: 232
Preço médio: R$ 20,00.
Este é um livro de sentimentos e momentos, aquilo mesmo que compõe a vida de cada um de nós. A narrativa suave e graciosa, realizada sob a orientação de um olhar cuidadoso e cheio da presença divina, capta o sublime dos momentos mais simples da existência dos personagens, apresentando cada detalhe com grande delicadeza. A simplicidade destas páginas despretensiosas nos envolve pouco a pouco e, enquanto entramos na história de Izabel, vamos abrindo o coração para receber as sementes do amor divino, enlevando e despertando docemente a alma para valores de capital importância para a vida do Espírito. Esta é uma leitura preciosa para todos. História simples e pequenina, mas de imensa significação e que nos toca profundamente. Verdadeiramente, uma história de vivência com Jesus, pelo próximo, com muito amor!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lições de Bem Viver

O pensador russo Gurdjieff, que no início do século passado já falava em auto-conhecimento e na importância de se saber viver, traçou algumas regras de vida que foram colocadas em destaque no Instituto Francês de Ansiedade e Stress, em Paris.

Segundo os especialistas em comportamento humano, quem consegue praticar a metade dessas lições, com certeza terá mais harmonia íntima e menos estresse.

As regras são as seguintes:

Curso de evangelização aborda sobre "Pedagogia do Amor"

“Pedagogia do Amor” - Conduzindo a criança e o jovem à construção da Nova Era. Este é o tema do curso de evangelização de crianças e jovens, dividido em quatro módulos e organizado pela Associação Médica Espírita de Mato Grosso (AME-MT) em parceria com a Federação Espírita do Estado de Mato Grosso (FEEMT).

O primeiro módulo acontece no dia 28 de agosto, domingo. O segundo é em outubro, dia 23. O módulo III será dado em 13 de setembro e o módulo IV em 04 de dezembro. Os encontros serão no Centro Cultural de UFMT.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Hoje, no SBT: Especial sobre Chico Xavier

O Programa Conexão Repórter, do SBT, exibirá hoje, dia 10, um especial sobre o médium Chico Xavier. A trajetória de Chico, depoimentos, histórias serão abordados no programa que se inicia às 22h30.

Confira: www.sbt.com.br

'As aventuras de Chico Xavier': série animada para TV

Ancine acaba de aprovar o orçamento de R$500 mil para a série animada do médium Chico Xavier, "As aventuras de Chico Xavier", para a TV.

O desenho é uma versão do filme , que retrata passagens reias da vida do médium na infância.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Promoção da Casa! Empadão de frango!!!

Neste mês, o Lar Espírita Aprendizes do Evangelho (LEAE) faz a promoção de venda de empadões de frango. No dia 13, próximo sábado, na sede do LEAE, os empadões serão vendidos a R$ 20, a partir das 11h.

As vendas deste sábado será para pagar a pintura da nova grade da Casa.

Esperamos todos, neste sábado!

Amor verdadeiro

Um famoso professor se encontrou com um grupo de jovens que falava contra o casamento.

Argumentavam que o que mantém um casal é o romantismo e que é preferível acabar com a relação quando este se apaga, em vez de se submeter à triste monotonia do matrimônio.

O mestre disse que respeitava sua opinião mas lhes contou a seguinte história:

Ser doente ou estar doente? Eis a questão...

A busca pelo equilíbrio, pela saúde, domina o pensamento da humanidade desde a sua criação. A medicina avança a passos largos para cada vez saber muito de pouco, se especializando nos detalhes, mas uma boa parte dos profissionais da saúde já não aceita esse conceito reducionista e tenta lançar um olhar holístico sobre o dilema saúde-doença. Porém esbarramos aí em um atavismo, um padrão inadequado de comportamento que nos provoca o desequilíbrio, uma vez que fugimos da causa verdadeira das mazelas que nos afligem.

Feira do Livro Espírita!

A leitura engrandece a alma.
Voltaire
 
O livro espírita, como sabemos, é semente que, se plantada, garante colheita farta no solo do Espírito. Pensando nesse plantio, divulgamos aqui mais uma Feira do Livro Espírita, que acontece nos dias 13 de agosto, sábado, e no dia 14, domingo, na Praça Nossa senhora Aparecida do bairro Parque Cuiabá.

Sábado a feira começa suas atividades às 12h até às 19h. No dia seguinte, domingo, os livros estarão disponíveis a partir das 8h até às 11h.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Palestra do dia 08 de agosto

Hoje, dia 08 de agosto, teremos a palestra "Educa", ministrada pelo Paulo.
 
Todos os temas das palestras desse ano estão no livro Fonte Viva psicografado por Francisco Cândido Xavier, ditado por Emmanuel.
 
Segue o texto de embasamento:
 
_______________________________________________________________

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” Paulo. (1ª Epístola aos Coríntios, 3:16.)
________________________________________________________________

Fica a dica!

Vamos assistir à mais um filme? Desta vez...
Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito.

O longa, lançado em 2008, foi projeto de um empresário espírita cearense, Luiz Eduardo Girão, de 36 anos, que resolveu se aventurar no cinema e contar a história de Bezerra de Menezes, médico e político cearense do século 19, chamado de Allan Kardec brasileiro.

A vida de Bezerra de Menezes foi transposta para o cinema, na película, com direção de Glauber Santos Paiva Filho e Joe Pimentel.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Aniversariante do dia... Eulália!!

Hoje, dia 02 de agosto comemoramos o primeiro aniversário do mês... Dia especial para D. Eulália!!!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Assistencialismo ou assistência espírita?

Um dilema que o movimento espírita se depara ainda em pleno século 21 é a confusão que existe entre caridade e assistencialismo. Muitas atividades assistencialistas ainda têm sido desenvolvidas, em nome da caridade, como se fossem atividades promocionais do Espírito imortal; mas, que, analisadas com critério, muitas vezes, concorrem para viciações muito difíceis de serem superadas.


Essas atividades não se coadunam com o objetivo principal da Doutrina Espírita, que é a promoção da criatura a uma posição de maior evolução. É fundamental que o movimento espírita, em pleno século 21, ressignifique as suas práticas, de modo que possamos aproximar o movimento dos postulados básicos da Doutrina Espírita.